Projeto pioneiro: Prefeitura finaliza a entrega de alevinos aos piscicultores do município

A prefeitura de Marechal Thaumaturgo, gestão “caminhando de mãos dadas com o povo”, administração de Isaac Piyãko e Valdélio Furtado, realizou no dia 27 de abril, a última entrega de alevinos a piscicultores do município, encerrando assim, a primeira fase da inédita iniciativa aos munícipes thaumaturguenses.

Foram ao todo, um total de 05 (cinco) entregas realizadas, beneficiando cerca de 220 (duzentas e vinte) famílias das comunidades ribeirinhas/rurais do alto e baixo Juruá, rios Tejo, Bajé, Acuriá e Amônia, e também o PA Amônia. Foram entregues cerca de 200 (duzentos) milheiros de alevinos, de diferentes espécies.

A quinta e última entrega ocorreu no último dia 27 do mês que se findou, sendo destinada em maior quantidade, aos piscicultores do Projeto de Assentamento PA Amônia, o qual ocorreu já em horas avançadas da noite, tendo em vista imprevistos na logística de viagem da embarcação que realizou o transporte dos alevinos.

O pioneiro projeto no município foi idealizado ainda no ano de 2020, aonde foi proposto pelo Executivo Municipal e aprovado pelo Legislativo, aonde por motivo da burocracia e processo licitatório, foi perdido no referido ano, o período de reprodução das espécies; sendo inviável a entrega dos alevinos na época por motivo do tamanho das espécies e logística de transporte. Tendo em vista esse cenário, as ações do projeto foram retomadas já no primeiro mês do ano em curso pelo Engenheiro Agrônomo Marcelo Bezerra (mestres em engenharia animal), o qual esteve a frente das ações da então iniciativa.

As entregas seguiram o cronograma semana (antecedido de cadastro realizado junto a Secretaria Municipal de Agricultura. Os gestores maiores do município – Prefeito Isaac Piyãko e vice Valdélio Furtado, secretário de agricultura João Luciano e Legisladores municipais estiveram acompanhando todo o processo de entrega aos piscicultores contemplados.

A inédita iniciativa no município por parte do poder público municipal, dentre outros objetivos; objetiva promover segurança alimentar os munícipes locais, otimização dos açudes através da ocupação por peixes, diminuição da pressão pesqueira nos rios e lagos, competitividade devido a maiores ofertas de peixes no município, que consequentemente baixa os preços, dentre outras melhorias e benfeitorias.

Para o prefeito Isaac Piyãko, o projeto pioneiro muito vem valorizar o homem do campo, sendo um dos caminhos encontrados para colocar alimentos na mesa dos thaumaturguenses: “Essas ações de incentivo a atividade de piscicultura no município de Marechal Thaumaturgo, objetiva valorizar cada vez mais o homem do campo. As entregas realizadas muito vêm fortalecer os piscicultores de nosso município que colocam alimento na mesa dos thaumaturguenses, por meio de sua produção e criação. A procura, em participar do projeto, foi grande, aonde estamos trabalhando para melhorar cada vez mais a cadeia de produção de peixes em nossa municipalidade, firmando parcerias e cooperações técnicas para dar suporte necessário para todos”, enfatizou o gestor.

Galeria de fotos: