Prefeito lança projeto de apoio a cafeicultura em Marechal Thaumaturgo

Mais um legado da gestão “de mãos dadas com o povo” para o município de Marechal Thaumaturgo. A administração que tem demostrado trabalho com resultados concretos, e de grande relevância e benfeitoria para os munícipes dessa tão apaixonante cidade acreana e brasileira.

Tudo começou com a iniciativa de um grupo de produtores que, demostraram interesse em implantar o cultivo do CAFÉ CLONAL em Marechal Thaumaturgo. Alguns já tinham experimentado a introdução da lavoura, constatando que era positivo investir e plantar.

Projeto que foi seguido da participação dos técnicos de capacitação e de campo sobre a introdução do Café Clonal no vale do Juruá – oficinas de capacitações que foram ofertadas pela UFAC (Universidade Federal do Acre) em parceria com a EMBRAPA, IFAC e SEBRAE, dias que se debateu muito sobre o assunto sendo constatado total viabilidade no investimento do Café no município.

Nesse momento entra em ação a Prefeitura municipal através de seus gestores maiores – prefeito Isaac Piyãko e vice-prefeito Valdélio Furtado, os quais abraçaram a ideia e subsidiaram o custeio das mudas para implantação no município de Marechal Thaumaturgo.

Em função da localização geográfica de nossa municipalidade, não foi fácil trabalhar com variedades de alto nível (café clonal). No entanto o resultado final se mostra bastante promissor, pois é uma grande oportunidade de o município evoluir na área da agricultura através da implantação de culturas perenes – uma riqueza que não se perde do dia para noite. Nesse contexto, é importante salientar que, tanto as variedades de café quanto também as mudas, são o mais moderno e atual que se tem no mercado da cafeicultura.

Prefeito Isaac Piyãko entrega mudas a mais um grupo de produtores que irão trabalhar com o café clonal em Marechal Thaumaturgo.

O gestor maior do município, Prefeito Isaac Piyãko – um dos grandes incentivador, colaborador e parceiro da inédita iniciativa, participou na manhã da última segunda-feira, 20/07, da entrega de cerca de 1500 mudas a um novo grupo de produtores que irão trabalhar com o Café Clonal no município. Alguns produtores já estão iniciando a fase colheita das primeiras mudas trabalhadas pelo visionário grupo em Marechal Thaumaturgo.

Ao todo, já foram subsidiados e adquirido um montante de 18 mil mudas de Café Clonal, que estão sendo destinando a mais de 25 famílias, além da implantação de um JARDIM CLONAL (plantação de café destinado a reprodução de mudas) na área da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG), para que em um futuro próximo, o município possa perder a dependência de importante material propagativo de outros municípios.

Por/Photos: Cleudon França – Assecom/PMMTH. Por/Photos: Cleudon França (ASSECOM), Kalinkark e Marcelo Bezerra (SEMAG).