Uma experiência para a vida! Poder público municipal realiza inédito intercambio jovem, cultura e esportivo as aldeias Apiwtxa e Novo Destino.

A juventude thaumaturguense - a juventude da floresta, dos povos indígenas, da Resex, dos assentamentos, da cidade. Vive novos tempos, procurando escrever um novo capítulo de sua história no objetivo maior de conquistar e efetivar direitos.

E esses promissores e esperançosos tempos tem sido oportunizado pelo poder público municipal - gestão dos filhos de Marechal Thaumaturgo, prefeito Isaac Piyãko e vice Valdélio Furtado; os quais promoveram no último final de semana (20, 21 e 22/08) uma experiência que ficará marcada na história de vida de muitos os jovens participantes do Primeiro “Intercambio Jovem, Cultural e Esportivo” as Aldeias Apiwtxa (povo indígena Ashaninka) e Novo Destino (povo indígena Apolima Arara).

O inédito evento que foi promovido pelo poder público municipal foi organizado pelo Conselho Municipal da Juventude (COMJUVE) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e do Adolescentes (CMDCA), Núcleo de Cidadania de Adolescentes do Programa Selo UNICEF (NUCA) e Escolinha CF7.

Cerca de 30 (trinta) jovens integrantes dos órgãos acima citados, participaram da inesquecível e marcante experiência, que no município engloba as ações da Campanha Agosto Jovem e movimento IYD Brasil, em alusão ao mês da juventude; o qual é uma iniciativa das Nações Unidas (ONU) através UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas), no Brasil reforçada pelo Conselho Nacional da Juventude (Conjuve) e Atlas da Juventude.

A aldeia Apiwtxa do povo Ashaninka, endereçado no alto Rio Amônia, sediou a primeira etapa do intercambio, o qual objetivou levar a juventude urbana (da cidade) para conhecer a vivencia da juventude indígena e dialogar sobre a. “A Inovação Jovem Para a Saúde Humana e do Planeta” - tema global da campanha no ano de 2021 proposto pela ONU.

Foi um dia de muitos momentos marcantes, se iniciando com uma impactante e poderosa roda de conversa com o tema: juventude e o futuro (oportunidade e capacitação). Continuou com uma fascinante expedição pela referida comunidade tradicional: cooperativa, plantios de açaí, manejo florestal, açudes, roçado e degustação da Piyarentsi; tendo pela parte da tarde uma animada disputa de arco e flecha, um emocionante jogo de futebol; e, sendo encerrada pela parte da noite com a tradicional festa da Piyarentsi (bebida tradicional indígena - caiçuma).

Já a Aldeia Novo Destino, do povo indígena Apolima Arara, endereçado no mesmo rio, recebeu a delegação vinda da sede no domingo (22/08), pela parte da manhã. Na ocasião houve uma roda de conversa de apresentação e discussão da mesma temática anterior - no Cupxal da Aldeia, um lugar de especial, de paz, conexão com os espíritos e pensar o futuro. Em seguida se iniciou as atividades esportivas, planejadas e organizadas pela própria aldeia, dentre as quais: torneio de voleibol, desafio de arco e flecha, desafio de lança e um grande jogo de futebol entre a equipe juvenil local e equipe juvenil da Escolinha CF7, ações que foram encerradas na referida comunidade com rodada de caiçuma.

Participaram da memorável experiência para o juventude thaumaturguense - o gestor maior do município Prefeito Isaac Piyãko, que junto com o líder Moises Piyãko foram os interlocutores da roda de conversa e expedição pela aldeia Apiwtxa; Secretaria de Assistência Social - Fátima Souza Cruz, Secretário de Governo - Moisés Moreira, Secretário de Obras e Urbanismo - Ezildo Nogueira, Vereador Davi Wane Ashaninka, Presidentes e vices presidentes do CMDCA e COMJUVE - Cleudon França, Elizandro Julião e Marciane Gomes, dentre outros colaboradores da gestão.