Um novo ciclo, uma nova jornada! o caminho rumo a certificação já começou

Marechal Thaumaturgo/AC foi um dos 21 (vinte e um) municípios acreanos que aderiram a edição 2021-2024 do Programa Selo UNICEF. A iniciativa tem como objetivo fortalecer as políticas públicas em áreas centrais para a realização e a garantia dos direitos de meninas e meninos em cada município, trazendo impactos concretos e de longo prazo.

Ao aderir ao referido Programa (Selo UNICEF), o município se compromete a melhorar as políticas públicas municipais em sete áreas: Desenvolvimento infantil na primeira infância; Educação de qualidade para todos; Desenvolvimento integral, saúde mental, e bem-estar de crianças e adolescentes na segunda década da vida; Hábitos de higiene e acesso à água assegurados para crianças e adolescentes nas escolas; Oportunidades de educação, trabalho e formação profissional para adolescentes e jovens; Prevenção e resposta às violências contra crianças e adolescentes; Famílias vulneráveis recebendo atenção integral em serviços intersetoriais de proteção social no município.

Ao final do ciclo de 04 (quatro) anos, em 2024, serão reconhecidos com o Selo UNICEF os municípios que mais avançarem nos resultados sistêmicos (o que eles precisam melhorar), nos indicadores sociais (que refletem a qualidade das políticas públicas para a infância e adolescência) e na participação cidadã e gestão por resultados, garantindo a participação de adolescentes e o fortalecimento dos espaços de participação social no município.

UMA NOVA JORNADA, UM NOVO CICLO!

Marechal Thaumaturgo foi um dos 04 (quatro) municípios Aprovados/Certificados na última edição do Programa Selo UNICEF (2017/2020). Tendo significativos avanços - ficando acima da média nacional; no acesso ao pré-natal, certidão de nascimento - a porta de entrada para a educação, a saúde, a proteção contra violência e tantos outros direitos; mais crianças matriculadas (na escola, aprendendo), e redução da distorção idade série.

Tem em vista os impactos reais e positivos que o programa trouxe para o município, tão logo foi lançado a edição atual, a gestão do Prefeito Isaac Piyãko e vice Valdélio Furtado, aderiu novamente, sendo o primeiro do estado a fazer a adesão ao novo ciclo - tendo em vista a eficácia de sua metodologia, principalmente no trabalho com a participação cidadã de adolescente e jovens.

O CAMINHO RUMO A CERTIFICAÇÃO JÁ COMEÇOU!

Os trabalhos desse novo ciclo, que objetiva mais uma certificação pelo Fundo das Nações Unidas Para Infância (UNICEF) já começou! A indicação do Articulador, Mobilizador de Adolescentes, Mobilizadores de Secretarias, Formação da Comissão Intersetorial, atualização do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) e realização do Primeiro Fórum Comunitário.

O Primeiro Fórum Comunitário desse novo ciclo (20121/2024) do programa em Marechal Thaumaturgo, será realizado no próximo dia 29/11, no Centro do Idoso Adalberto Etelvino Fernandes, com início as 8h00min da manhã. Será um momento especial, que o município estará recebendo uma equipe da UNICEF (Brasília e Manaus) e também apresentado a comunidade thaumaturguense as principais ações do último ciclo, e as novas ações a serem realizadas no novo ciclo. Um momento também de manifestação cultural e construção ideias e apresentação de propostas para essa nova jornada que se inicia.