Um belo e notável evento inicia oficialmente as atividades da 7° semana do bebê

Um belo e notável evento inicia oficialmente as atividades da 7° semana do bebê de Marechal Thaumaturgo.

Um belo e notável evento realizado nas dependências da Escola Maria Luzia Elias dos Santos, na manhã da última segunda-feira, 16/08, iniciou-se oficialmente as atividades da 7ª Semana do Bebê de Marechal Thaumaturgo, a qual em sua edição atual tem como tema: “O desenvolvimento emocional da primeira infância em tempos de pandemia”.

O grandioso evento contou com a participação e presença de mães, gestantes e lactantes, colaboradores da gestão “caminhando de mãos dadas com o povo”, juntamente com profissionais das pastas da Assistências Social, Saúde e Educação; e também de autoridades locais - gestores maiores do Executivo Municipal, Prefeito Isaac Piyãko e Vice-prefeito Valdélio Furtado, Secretária Fátima Souza Cruz (Semas), Secretário José Maria (Semsa), Rosário - representante da Semec, Moisés Moreira (Secretário de Governo), Presidente do Legislativo Municipal Vereador Zeca do Assis, Vereadora Rosimeire e do Presidente do CMDCA, COMJUVE, Articulador Municipal e Mobilizador Estadual do SELO UNICEF (201/2024) - Cleudon França, dentre outros.

Momento que foi composto do ato solene com a composição da mesa de autoridades composta pelos nomes anteriores mencionados e suas devidas falas, palestra com a enfermeira Antônia Brilhante, exposição de todo o cronograma de ações da referida semana do bebe, que pela primeira vez, terá suas ações estendidas a zona rural do município, sorteios de kits de bebes para as gestantes presentes e coffrebreak para todos os presentes.

Em sua fala o gestor maior do município - prefeito Isaac Piyãko, frisou da importância de administrar para todos, com a promoção e implantação de políticas públicas que cheguem tanto para primeira infância como para os amigos da terceira idade. E é isso que sua gestão tem feito, com a implementação de Iniciativas e Adesão a Programas que vão desde da esfera municipal, como também estadual e nacional e, até internacional como o Selo UNICEF. Falou da importância de regularizar e manter órgãos que atuam para primeira infância funcionando, para que possam angariar recursos, desenvolver, promover e fortalecer as ações junto ao executivo municipal - como o CMDCA, Conselho Tutelar e COMJUVE.

NASCE A PRIMEIRA BEBÊ PREFEITA

Logo após a abertura oficial da campanha, já pela parte da tarde (as 13h49min), nasceu a linda Lara Sofia - filha de Geovane Souza e Keli Lima, moradores da zona rural do município. Lara foi a primeira bebê nascida durante as ações vigentes da 7ª Semana do Bebê do município.

Para a alegria dos pais a bela Sofia veio ao mundo cheia de saúde e foi oficializada simbolicamente como Bebê Prefeita da cidade de Marechal Thaumaturgo, aonde recebeu - das mãos do Prefeito Isaac Piyãko e do vice-prefeito Valdélio Furtado; a chave da cidade, a faixa de Bebê Prefeita e um Kit de Bebê.

A ação simbólica de oficializar o primeiro bebe que nasce durante as ações vigentes da semana do bebê - como bebê prefeito da cidade foi implementada no ano de 2019, e desde então passou a ser umas das ações mais esperada da campanha por seu significado simbólico.

UMA SEMANA DEDICADA A PRIMEIRA INFÂNCIA

A Semana do Bebê de Marechal Thaumaturgo foi criada através da Lei Municipal de Nº. 18 de 04 de setembro de 2015; a qual ocorre sempre na segunda quinzena do mês de agosto, com suas ações coordenadas pelas pastas da Assistência Social, Saúde, Educação e CMDCA.

Ao longo da referida vigência (dia 16 ao dia 20/08), serão desenvolvidas uma série de atividades, tanto no turno matutino e vespertino nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Naldir Mariano e Raimundo Gomes, e nas escolas de ensino infantil Maria Luzia Elias dos Santos e Francisco Gernilan Gomes de Almeida.

Edição que terá também suas ações levadas as comunidades da zona rural, através do Programa Saúde da Família (PSF).