Secretaria Municipal de Assistência Social realiza oficinas para fortalecer convivência familiar

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que no município de Marechal Thaumaturgo leva o nome de CRAS Dona Ida de Oliveira é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público e os serviços são gratuitos, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.

O público atendido são famílias e indivíduos em situação grave desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros como articulação das unidades da rede socioassistêncial e de outras políticas, saúde, educação, igrejas e associações. Assim, possibilitando o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social, se tornando uma referência para a população local e para os serviços setoriais.

Sendo assim, a prefeitura municipal de Marechal Thaumaturgo na gestão do Prefeito Isaac Piyãko junto de seu Vice Valdélio Furtado, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) por meio do CRAS, oferece a essas famílias a possibilidade de aprender através de cursos habilidades práticas de serviços como artesanatos em cipó, corte de cabelo no mês de agosto a setembro, com a finalidade de profissionalizar mulheres, homens, jovens e fortalecer a renda familiar desses indivíduos levando-os a ter uma estabilidade financeira solida e estável, garantindo assim uma autonomia pessoal vivendo na sociedade como cidadãos com seus direitos garantidos e assegurados.

No curso de corte de cabelos, aplicado pelo oficinista Raimundo Coelho (vulgo Coelhim – um dos melhores profissionais da área do município), estão participando no total 24 (vinte e quatro) homens, adultos, jovens e adolescentes nos períodos dos turnos manhã e tarde, durante 01 (um) mês de curso dividido em 04 (quatro) turmas nos períodos de 15 (quinze) dias de práticas de corte de cabelo e barba com a carga horária de 30 (trinta) horas.

No curso de artesanato em cipó, as participantes são mulheres no total 24 (vinte e quatro) mulheres que durante 30 (trinta) dias confeccionarão cesta de cipó de variados modelos. A turmas são divididas em 04 (quatro) turmas com duração de 15 (quinze) dias de práticas. A oficinista que está aplicando o curso é senhora Maria Cleidemar Saboia da Silva.

No termino do curso haverá um solene encerramento com exposições e oficinas de demonstração das práticas realizadas no período do curso com entrega de certificados e sorteios de alguns kilts.

Galeria de foto

Por: Cleudon França – Assecom/PMMT.

Registro Fotográficos: Alexandre -Equipe do CRAS /PPMT.