Prefeitura promove a II Conferência Municipal da Igualdade Racial

Presentes na conferência o prefeito Valdélio Furtado, secretária de Assistência Social Fátima Cruz e a vereadora Rosimeire.

Com o tema Enfrentamento ao Racismo e às Outras Formas Correlatas de discriminação Étnico-Raciais e de Intolerância Religiosa: Política de Estado e Responsabilidade de Todos Nós, a Prefeitura de Marechal Thaumaturgo promoveu a II Conferência Municipal da Igualdade Racial, na quinta-feira, 26, que reuniu as organizações da sociedade civil do movimento negro, como também representantes do poder público, com o intuito de promover debates e fomentar as políticas públicas para população negra e seus diversos segmentos.

"A igualdade Racial é o principal instrumento normativo que estabelece a efetivação da igualdade de oportunidade, a garantia e defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnico-racial." disse Valdélio Furtado.

Sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social, a conferência primou pela qualidade dos debates, a garantia de um processo democrático, respeito à autonomia, pluralidade e pela representatividade dos segmentos sociais, dentro de uma visão ampla e sistêmica das questões relacionadas à política de promoção da igualdade racial.

A secretária Fátima Cruz, explica que na oportunidade serão eleitos delegados que irão representar o Município na Conferência Nacional. “Essa é mais uma iniciativa democrática e plural realizada pela gestão do prefeito Valdélio Furtado. Teremos a oportunidade de ouvir todos os segmentos ligados ao tema. É uma excelente oportunidade para debatermos essa realidade discriminatória que infelizmente ainda está muito presente na sociedade. Eventos como esse ajudam a construir políticas públicas mais efetivas que vão contribuir para combater essas situações. Esperamos a participação intensa da população e dos movimentos nessa construção de ações com todos juntos e prontos para resistir e lutar contra toda e qualquer forma de preconceito”, destacou a secretária.