Prefeitura oferece cursos gratuitos a comunidade

A Prefeitura de Marechal Thaumaturgo, por meio da Secretaria de Assistência Social, está ofertando diversos cursos profissionalizantes para as pessoas que já participam de algum programa social do município.

São cursos de doces, salgados, bombons de chocolate e até de manicure. A ideia é incentivar a juventude a empreender e, claro, ter uma renda extra no final do mês.

É o caso de Macilda Monteiro Borges, de 24 anos. Ela nunca teve um emprego formal e decidiu fazer o curso de doces e salgados para aprender um novo ofício. Hoje, Macilda tem uma renda mensal extra de aproximadamente R$ 400. Ela e o marido fabricam e vendem os doces e salgados todos os dias. “Foi muito importante participar desse curso por que eu não sabia fazer nada. Foi a partir do curso que eu me interessei a fazer salgados e doces. Eu faço sonho, pastel, enrolado, bolo e quibe, todos os dias”.

Já Raimunda Marilene, de 37 anos, aprendeu a fazer bombons de chocolate e assim que terminou o curso, começou a vender cada unidade por R$ 1,00. Ela chega a lucrar R$ 30 por dia, dependendo da produção. “Achei muito bom por que eu aprendi muita coisa. É uma ajuda muito grande no final do mês. Se eu fizer 50 bombons, eu vendo tudo. As pessoas gostam muito de chocolate”.

Segundo a secretária de Assistência Social, Francisca Fátima de Souza Cruz, o objetivo das oficinas é oferecer uma nova alternativa de renda para as famílias. “Nós fazemos o possível para ofertar essas oficinas para as famílias que são acompanhadas pelos programas e serviços da secretaria. A ideia é tirar essas pessoas da situação de vulnerabilidade social e oferecer a elas a possibilidade de uma renda, além do bolsa família”.

Além de ensinar um novo ofício e proporcionar novas possibilidades a comunidade, as oficinas também aquecem a economia local, incentivando o empreendedorismo na população de Marechal Thaumaturgo. “Estamos em um novo momento de trabalhar a assistência social em outro nível, de procurar fazer com que as pessoas descubram potenciais de desenvolver seu próprio negócio. O CRAS trabalha com pessoas em vulnerabilidade social, por isso precisamos trabalhar isso para que nossa população possa encontrar novos caminhos”, afirma o prefeito Isaac Piyãko.

Ainda de acordo com o prefeito, a iniciativa pode, futuramente, aumentar o número de pequenos empreendedores na cidade. “Essa ideia da secretaria de trabalhar o desenvolvimento da juventude será de extrema importância para que futuramente tenhamos mais pessoas empreendendo”, conclui.

Adolescentes também participam de aulas de músicas ofertado pelo CRAS. “Aqui aprendemos a tocar diversos instrumentos, além de realizamos apresentações”, disse uma das jovens.