Prefeitura junto com a SEMATUR apoiam ações da 1° etapa do projeto Meio Ambiente

Em tempos que políticas nacionais incentivam a destruição do meio ambiente, principalmente de nossas matas; por meios de desmatamentos e queimadas, o município de Marechal Thaumaturgo localizado no interior do estado do Acre, que faz fronteira com o Peru - trilha o caminho inverso... Trilha o caminho certo, ou que pelo menos deveria ser o certo; o caminho da preservação e da educação ambiental.

Pensamento concretizado e colocado em prática através das ações da primeira etapa do Projeto de EDUCAÇÃO AMBIENTAL por meio de palestras nas escolas públicas da então municipalidade. Projeto realizado pela gestão do prefeito Isaac Piyãko e vice Valdélio Furtado através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo – SEMATUR, pasta administrada pelo Engenheiro Florestal Moisés Moreira, o qual vem fazendo um notável no município frente a referida secretaria.

Ação que foi encerrada na manhã da última segunda-feira, 14 de outubro, no templo sede da Igreja Evangélica Assembleia de Deus com participação de 06 (seis) instituição de ensino (alunos, professores e gestores); sendo 04 (quatro) da sede: Maria Luzia Elias dos Santos, Francisco Gernilan Gomes de Almeida, Maria Ferreira do Vale, Justiniano de Serpa e Elvira Ferreira Gomes e 02 (duas) escolas da zona rural: João Alves Bezerra (alto Juruá – comunidade Mississipi) e Zilda Vasconcelos (alto rio Tejo – Villa Restauração). E também de autoridades locais: Prefeito Isaac Piyãko, Vice Valdélio Furtado, Pastor João Fernandes de Queiroz presidente da IEAD em Marechal Thaumaturgo, Vereador Francisco Ribeiro (Kiko), Secretários Derval Sarah, José Maria da Silva, Eclínio Nascimento Furtado e Moisés Moreira, servidor do ICMbio Domingos Garcia Inácio, gerente do Sebrae Francisco Oliveira (Tico), dentre muitos outros que participaram de uma notável iniciativa que já deixa seu legado na educação ambiental de Marechal Thaumaturgo.

Foi uma manhã memorável, de fortes e impactantes manifestações artísticas e culturais que pediam pela preservação do meio ambiente, ao mesmo tempo que alertava pelos males e prejuízos causados pela destruição de nossa mãe natureza.

Escolas de diferentes graus de instrução (ensino infantil, fundamental e médio), juntamente com Igreja Assembleia de Deus, deixaram às centenas de presentes, suas mensagens de preservação de nossas matas, rios e todos seres vivos através de belas e memoráveis apresentações musicais, paródias, dramatização, poemas e desfiles com lixo reciclável.

As três melhores apresentações foram premiadas. Escolha que foi feita por um corpo de jurados composto por três membros que elegeram a apresentação da Igreja Evangélica Assembleia de Deus como 3ª melhor (R$ 200,00). Já a apresentação da Escola Justiniano de Serpa como a 2ª melhor (R$ 300,00) e como a grande vencedora a apresentação da Escola Maria Ferreira do Vale que levou o prêmio de R$ 700,00. È valido ressaltar que todas as instituições que se apresentaram na ocasião foram premiadas de forma honorária.

PREFEITO ISAAC PIYÃKO PARTICIPA DE TODA A MANHÃ DE EVENTO.

O primeiro prefeito indígena de nossa unidade federativa e do município de Marechal Thaumaturgo, prefeito Isaac Piyãko, da etnia indígena Ashaninka do Rio Amônia participou de toda a manhã de evento. Ele que é profundo conhecedor e militante da causa pela preservação da mãe natureza falou da importância do evento e do projeto em si.

Agradeceu o pastor João Fernandes de Queiroz pelo apoio e espaço e parabenizou a equipe idealizadora do projeto (SEMATUR e Vigilância Sanitária) e todas as instituições de ensino que muitos somaram e contribuíram para o sucesso da iniciativa.

SEMATUR EM MÃOS COMPETENTES!

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo – SEMATUR é umas da Secretarias protagonistas na gestão do Prefeito Isaac Piyãko e vice Valdélio Furtado.

Administrada pelo Engenheiro Florestal Moisés Moreira a SEMATUR vem desenvolvendo um notável trabalho no município, se estendendo na maioria das vezes a outras áreas (assessoramento). Está à frente por exemplo, dos trabalhos do Plano Municipal de Resíduos Sólidos, implementou notórias e significativas melhorias no lixão municipal (aterro sanitário), assessora e coordena o Crédito de Instalação FOMENTO PRODUTIVO e FOMENTO MULHER aonde serão injetados mais de um milhão de reais nas propriedades da Resex Alto Juruá.

Secretaria que está em mãos competentes, aonde seu gestor já recebeu inclusive, juntamente com o prefeito Isaac Piyãko menção de ELOGIO do Ministério Público do Acre (MPAC) por excepcional zelo e presteza, especial dedicação e singular eficiência, por desempenho função de serviço atribuído.

Galeria de foto

Por: Cleudon França.

Registros Fotográficos: Cleudon França, Adjames Lima e Moisés Moreira – ASSECOM/SEMATUR/PMMT.