Prefeitura junto a secretaria de Assistência Social auxilia na realização do Auxilio Emergencial

Tendo em vista que nem todos os thaumaturguenses tem acesso à internet; a prefeitura municipal de Marechal Thaumaturgo nas pessoas de seus gestores maiores prefeito Isaac Piyãko e vice-prefeito Valdélio Furtado através da Secretaria Municipal de Assistência Social – pasta comandada pela primeira dama Fátima Souza Cruz está ajudando e auxiliando os munícipes locais com realização do Cadastro do Auxilio Emergencial, programa do Governo Federal.

Os trabalhos de auxilio, informação e atendimento aos munícipes thaumaturguenses que podem serem contemplados pelo Auxilio Emergencial estão concentrados nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Justiniano de Serpa, endereçada no centro da cidade. Trabalhos que tiveram início no dia 15 de abril e tem se estendido até os dias atuais. Mais de 500 (quinhentas) pessoas já foram atendidas pela equipe que é composta por profissionais das mais diferentes áreas da Assistência Social. Durante o atendimento é passado também todas as informações possíveis quanto aos passos seguintes à realização do cadastro: calendário de pagamento, tempo de analises, dentre outras. O trabalho é grande importância e significativo valor pois, uma grande maioria dos thaumaturguense, principalmente os munícipes residentes na zona rural e comunidades tradicionais, não tem acesso à internet – que é o único meio para realização do cadastro. O QUE É O AUXILIO EMERGENCIAL O Auxílio Emergencial é um benefício financeiro destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados, e tem por objetivo fornecer proteção emergencial no período de enfrentamento à crise causada pela pandemia do Coronavírus - COVID 19. O benefício no valor de R$ 600,00 será pago por três meses, para até duas pessoas da mesma família. Para as famílias em que a mulher seja a única responsável pelas despesas da casa, o valor pago mensalmente será de R$1.200,00. Quem estava no Cadastro Único até o dia 20/03, e que atenda as regras do Programa, receberá sem precisar se cadastrar no site da CAIXA. Quem recebe Bolsa Família poderá receber o Auxílio Emergencial, desde que seja mais vantajoso. Neste período o Bolsa Família ficará suspenso. As pessoas que não estavam no Cadastro Único até 20/03, mas que têm direito ao auxílio poderão se cadastrar no site auxilio.caixa.gov.br ou pelo APP CAIXA|Auxílio Emergencial. Depois de fazer o cadastro, a pessoa pode acompanhar se vai receber o auxílio emergencial, consultando no próprio site ou APP.

Por: Cleudon França – Assecom/PMMT. Registros Fotográficos: Secretaria de Assistência Social /PMMT.