Prefeitura e CMDCA, realizam a VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

A Prefeitura de Marechal Thaumaturgo e o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou a VI Conferência Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, superando todas as expectativas da organização do evento no município.

O objetivo da Conferência foi o de debater e apresentar propostas para as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes, visando a proposição de diretrizes para o aperfeiçoamento das ações, com a participação de todos os segmentos da sociedade que desenvolvem atividades a este público, garantindo-lhes assim, melhores oportunidades de acesso a serviços eficazes. Para o presidente do CMDCA, Cleudon França, esta conferência “é um importante meio de fortalecer a relação entre o governo e a sociedade civil para uma maior efetividade na formulação, execução e controle da política para a criança e o adolescente”.

Já o prefeito em exercício, Francisco Ribeiro, frisou que o evento só agrega para os jovens, e permite que as autoridades ouça o clamor das crianças e jovens, para planejar um futuro promissor, com muitas oportunidades.

Já secretário de educação, prof. Eclínio Furtado, representante do município no evento, a conferência é um momento de reflexão, de debate de diálogos, para discutir o futuro para as crianças e adolescentes, a fim de garantir um meio ambiente adequado, educação de qualidade, saúde e acesso a emprego e renda, além de ouvir ideias dos próprios jovens, para políticas públicas, capazes de garantir as melhorias necessárias, para um futuro próspero, sadio e feliz, disse em linhas gerais.

Isaac Piyãko, prefeito de Marechal Thaumaturgo no período de 2017 a 2020 e 2021 a abril de 2022, frisou que objetivo do evento foi mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos, crianças, adolescentes e a sociedade para a construção de propostas voltadas à afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas.

Pela grandiosidade e importância do evento, participaram o prefeito em exercício, vereador Francisco Ribeiro, ex-prefeito Isaac Piyãko, secretária de Assistência Social, Nagienia Bezerra, secretário de educação, Eclínio Furtado, presidente do CMDCA e Nuca, Cleudon França, membros da sociedade civil, crianças e adolescentes.