Prefeitura de Marechal Thaumaturgo junto com a Policia Federal combate a Prostituição Infantil

Atualizado: 13 de ago. de 2019

Policia Federal forma grupos de trabalho para combater a Prostituição Infantil e o consumo de drogas ilícitas por Crianças e Adolescentes do município de Marechal Thaumaturgo.

No dia 30 de julho do ano em curso, por iniciativa da Polícia Federal, foi formado, um grupo de trabalho envolvendo diversos órgãos das três esferas de governo (Federal, Estadual e municipal) com o objetivo de combater a prostituição infantil e o consumo de drogas lícitas e ilícitas pelas crianças e adolescentes do Município de Marechal Thaumaturgo - Acre.

A reunião contou com a presença de representantes da Polícia Federal, Polícia Civil, Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Criança e do adolescente, Polícia Militar e do Exército Brasileiro.

Nesse primeiro momento foi traçado um plano visando orientar e fiscalizar os estabelecimentos hoteleiros (hotéis, hospedarias e pensões) deste município dar cumprimento integral a lei 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA) que obriga os estabelecimentos exigirem autorização escrita dos pais quando hospedarem menores de 18 anos.

Foi criado também uma pequena força tarefa que percorrera bares e estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas para alertar e exigir o cumprimento da Lei, foi observado por esses agentes que os estabelecimentos dessa natureza não cumprem o que a lei determina: fixar em local visível que é expressamente proibido vender bebida alcoólica para menores de 18 anos, na reunião informamos ao órgão da prefeitura que providenciasse as placas de advertência.

Serão realizadas reuniões nas escolas municipais e estaduais desta cidade, com o intuito de orientar os alunos e os pais de nos auxiliarem na fiscalização. Será criado um plantão composto pelos órgãos de proteção à criança para fiscalizar as casas de festas da cidade. Sendo informado também ao representante do Exército Brasileiro que orientasse os soldados sob seu comando para que tomassem cuidado para não infringirem a lei, pois em sua maioria são jovens de 18 anos, portanto de fácil envolvimento com adolescente da cidade.

Ficou agendada uma segunda reunião para cerca de 10 (dez) dias. A Policia Federal, juntamente com a PM estará realizando diligência para definir os locais que serão mais fiscalizados por oferecerem mais riscos à saúde das crianças.

A ideia da formação desce grupo de trabalho surgir da realidade do município de Marechal Thaumaturgo pois a população indígena representa aproximadamente 70% do total e em sua maioria é composta de crianças e adolescente. Uma grande quantidade de jovens sem esclarecimento dos perigos da vida, os torna alvos fáceis para serem recrutados a trabalhar para as facções criminosas presente em quantidade cada vez maior no nosso município.

Por: Cleudon França com informações da Policia Federal. Registros Fotográficos: Policia Federal – Posto de Marechal Thaumaturgo.