top of page
  • Foto do escritorPref Marechal Thaumaturgo

Prefeitura consolida o Festival do Feijão como um dos maiores eventos do Juruá

A quarta edição da festa consolidou o município com a marca do Feijão, e como um dos maiores eventos da região do Juruá – sucesso de público e de atividades.



Foram três dias de festa! Três dias que transformaram o cotidiano de nossa pequena municipalidade, dando-lhe mais cores, alegria e lazer! Três dias que entraram para a curta história dessa festa, que homenageia o produtor rural e que já se consolida como um dos maiores eventos do Vale do Juruá.


O 4º Festival do Feijão do município de Marechal Thaumaturgo veio para consolidar essa municipalidade de fronteira com a marca do feijão; veio para calar críticos e críticas, veio para tirar dúvidas quanto ao futuro da festa.... Veio para promover lazer, confraternizar, socializar, gerar renda, aquecer economia local, valorizar o produtor rural e os 19 (dezenove) tipos diferentes de feijões produzidos em roçados e barrancos do alto e baixo Juruá e dos vários igarapés que banham as terras desse último município brasileiro, que é tão amado e querido pelos seus.


Durante os três dias de evento, foram realizadas inúmeras e diversificadas atividades voltadas a área do lazer, do esporte, da cultura, do entretenimento, do negócio, da educação, da conscientização ambiental, da gastronomia (com apresentação de 30 pratos produzidos de derivados de feijão) capacitação e consultoria para fortalecer os processos produtivos do Feijão. Estima-se que mais de 10 mil pessoas tenham participado do evento.


PRIMEIRO DIA DE FESTA


O 4º Festival do Feijão de Marechal Thaumaturgo foi aberto oficialmente no dia 29 de junho, no Estádio Arena Thaumaturgo com a realização de um grande Torneio de Futebol nos naipes Masculino e Feminino, contando com a participação de um total de mais de 40 (quarenta) equipes sendo a campeã no Naipe Masculino a equipe Irassu Real e no Naipe Feminino a equipe Juventus.


Atividades que continuaram pela parte da noite, na Praça Municipal Odom do Vale, com a abertura solene do evento, que contou também com uma homenagem às vítimas do trágico acidente da explosão do barco em Cruzeiro do Sul que deixou vítimas fatais. Noite que teve como ponto alto, a grande final do Festival de Quadrilho, o qual consagrou um campeão inédito, a quadrilha caipira “Óia Nós Aí”.


SEGUNDO DIA DE FESTA


O segundo dia de festa (30 de junho), teve início também pela parte da manhã no Estádio Arena Thaumaturgo com a realização de dois grandes Desafios Intermunicipais de Futebol: o primeiro deles, na categoria Máster a seleção anfitriã (Marechal Thaumaturgo) derrotou a seleção Jordanense pelo placar mínimo de 1 a 0. Já no segundo jogo da manhã, disputado entre a Seleção Thaumaturguense e a Seleção Porto Waltense, melhor para a seleção convidada da que venceu o confronto de virada pelo placar de 3 a 2.


Atrações que continuaram pela parte da noite, na Praça Municipal Odom do Vale com a realização do Festival Estudantil de Música, o qual teve a participação de 09 (nove) candidatos, sendo o grande vencedor o estudante do Ensino Médio Felipe Paiva. Atrações do dia que foram encerradas com uma das grandes atrações da grande festa: o Primeiro Thaumaturgo Fight Combate com lutas de Box e Kick boxing entre lutadores locais e de municípios da região. Show e vitórias garantidas para os lutadores Thaumaturguenses que não saíram derrotados em nenhuma das lutas.


TERCEIRO DIA DE FESTA


O terceiro e último dia de festa (01 de julho), teve início com a realização da maratona do feijão, a qual teve como vencedores Moacir Freitas no masculino Camila Lima no Feminino. Atividades esportivas que continuaram no Ginásio Coberto com a grande final da Copa Fest Feijão de Handebol, tendo como campeão a equipe Hand Lendas. E dando números finais aos jogos intermunicipais da grande festa, se deu o grande confronto entre Marechal Thaumaturgo e Jordão no Futsal – em jogo que não faltou emoção, garra, superação e determinação, a vitória ficou a equipe da casa, Marechal Thaumaturgo que venceu o então confronto intermunicipal de virada pelo placar de 04 a 03, conquistando sua quarta vitória nos 04 últimos jogos disputados.


Pela parte da tarde do mesmo dia, se deu um dos grandes atrativos da 4ª edição dessa grande festa do produtor – a primeira Corrida Motocross de Marechal Thaumaturgo. A mesma foi realizada na Arena Thaumaturgo de Motocross, sendo disputada em duas categorias: 125 e 250 cilindradas, a qual teve como vencedores Endrew Lopes (125cc) e Marcial Almeida (250cc).


Atividades da grande festa que se encerraram no palco principal, Praça Municipal Odom do Vale pela parte da noite, com a escolha da melhor feijoada, melhor culinária, maior produtor de feijão, maior produtor de variedades, premiações de todas as atividades realizadas ao longo dos três dias de festa, e escolha da mais bela, da rainha da festa.... Que na edição atual ficou com a belíssima Andriene Oliveira.


E dando números finais a maior e melhor de todas as edições da festa do feijão de Marechal Thaumaturgo um dos maiores cantores do gênero brega do Brasil, Júlio Nascimento se apresentou para um público estimado em cerca de 5.000 mil pessoas; público este que foi quase unânime na aprovação da referia atração musical. Show que se estendeu até os primeiros raios de sol do dia seguinte, sendo culminado pela Banda Bizz e Cantor João Paulo.


GESTÃO DE ISAAC E VALDÉLIO TRANSFORMAM O FESTIVAL DO FEIJÃO EM UM DOS MAIORES EVENTOS DO JURUÁ.


Se a 4ª edição do Festival do Feijão de Marechal Thaumaturgo veio para consolidar essa municipalidade de fronteira com a marca do feijão e como um dos maiores eventos do Juruá; isso se deve muito, ao olhar especial dos Gestores Isaac Piyãko e Valdélio Furtado para o referido evento.


Quando assumiram a atual gestão administrativa municipal, a festa só tinha uma edição realizada, era o protótipo, o projeto piloto, o início.... Podia dar certo ou não! Ou podia ser esquecido, deixado de lado. Mas, pelo contrário: foi aprimorado, aperfeiçoado, se tornou acessível, atrativo e uma grande oportunidade de negócios.


É uma Gestão que com certeza, mudou os rumos dessa festa! Colocou em outro patamar, deu visibilidade, buscou parceiros e foi parceira! É uma festa nova, de apenas 04 anos, que já carrega o rótulo de “menina prodígios”, graças em grande parte, ao olhar visionários dos nossos gestores municipais Prefeito Isaac Piyãko e Vice Valdélio Furtado.


REALIZAÇÃO, PARCEIROS E PATROCINADORES


O 4º Festival do Feijão de Marechal Thaumaturgo – A Festa do Produtor Rural foi realizada pelo Poder Público Municipal na representação de seus gestores maiores Prefeito Isaac Piyãko e Vice Valdélio Furtado através de uma CO composta por 14 (quatorze) pessoas, em parceria com o Sebrae, que no município de Marechal Thaumaturgo é representado pelo Agente de Desenvolvimento Francisco Oliveira e Coopersonhos – Cooperativa Sonhos de Todos que tem como presidente Altemir Firmino, e, em sua edição atual teve o patrocínio especial da Sudam – Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia na pessoa de seu superintendente na região norte Paulo Roberto Correia da Silva.


Galeria de foto


Por: Cleudon França. Registro Fotográficos: Marcos Almeida, Paulo Amorim, João Paulo Cunha e Cleudon França-Assecom/PMMT.

0 comentário
bottom of page