Prefeitura através da SEMATUR realiza campanha de conscientização sobre queimadas urbanas

“Uso proibido do fogo (queimadas) pode agravar quadros da COVID-19”.

A prefeitura municipal de Marechal Thaumaturgo sob a administração do Prefeito Isaac Piyãko e do vice-prefeito Valdélio Furtado por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo – SEMATUR, pasta sob a gestão Engenheiro Florestal Moisés Moreira está realizando no município uma campanha de Conscientização sobre as queimadas urbana, que junto da pandemia da COVID-19 podem causar um duplo desafio ao Sistema Único de Saúde.

Cada vez mais a conscientização ambiental se faz necessária para a preservação da vida, em seus diversos aspectos. As queimadas associadas ao clima seco da estiagem – neste já em curso verão amazônico aumentam os casos de problemas respiratórios. A campanha em combate as queimadas urbanas destacam que “ONDE TEM QUEIMADA, NÃO TEM SAÚDE - COVID MATA, COM FUMAÇA MATA MUITO MAIS”.

O Poder Executivo Municipal junto da SEMATUR pede apoio da comunidade Thaumaturguense, para unir forças para mudar este comportamento e pensamento em que atear fogo é a única forma de limpar sua área/quintal/terreno. Alerta ainda, para o início dos 90 (noventa) dias mais crítico do ano, baixa umidade, alta temperatura e a fumaça é um agravante da pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19), aonde ocorre incidência de queimadas urbanas a consciência e a prevenção falha.

O que podemos fazer para evitar o agravamento dos problemas respiratórios que se intensificam neste período de verão amazônico?

- Não queimando lixo ou folhas secas; - Não depositando lixo em locais inadequados; - Não jogando bituca de cigarro acesa em locais que possam causar incêndio; - Beba bastante água para hidratar o corpo; - Use soro fisiológico para olhos e narinas, em caso de irritação;

Antes de queimar, ligue e peça orientações. Viu alguém queimando, ligue também. (68) 98413-7429 – Moisés Moreira, (68) 98422-4503 – Marcos e (68) 98417-9464 – Nino.

Nos últimos dias, no transcorrer da Campanha a SEMATUR já recebeu 04 (quatro) chamados, com 08 (oito) focos de queimadas apagados pelos empenhados profissionais que fazem frente a tão importante iniciativa

Por: Cleudon França (ASSECOM) – Com Informações de Moisés Moreira (SEMATUR).

Fotos: Secretário Moisés Moreira (SEMATUR).