Prefeitura através da secretaria de Saúde promove grande ação esportiva como Campanha Novembro Azul

O município de Marechal Thaumaturgo – Acre, está vivendo as ações da Campanha Novembro Azul, a qual é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Ações que por sua vez são realizadas pelo Executivo Municipal, representado pelos seus gestores maiores prefeito Isaac Piyãko e vice-prefeito Valdélio Furtado através da Secretaria Municipal de Saúde – pasta administrada pelo secretário José Maria junto das UBSs Dr. Naldir Mariano e Raimundo Gomes de Azevedo.

E como parte das diversas ações que vem sendo desenvolvidas na municipalidade voltadas a então campanha de prevenção, foi realizada na tarde última sexta-feira, 22/11, no Ginásio Poliesportivo Raimundo Bezerra Frota, uma inédita atividade esportiva denominada “Copa Novembro Azul de Futsal”.

O evento esportivo teve como tema: “um toque pela vida, um drible no preconceito”! O mesmo levou centenas de pessoas ao ginásio poliesportivo e foi disputada por um total de 08 (oito) equipes formadas por profissionais da gestão pública municipal, dentre as quais: Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Administração, Secretaria de Obras, UBS Naldir Mariano, UBS Raimundo Gomes e Hospital da Família.

A equipe campeã do então evento esportivo foi a equipe da Secretaria de Educação que derrotou na grande final, em decisão por pênaltis, a equipe da Secretaria de Administração.

As inúmeras ações voltadas a Campanha Novembro Azul no município de Marechal Thaumaturgo continuam na semana curso com várias ações sendo desenvolvidas na UBS Raimundo Gomes e na UBS Naldir Mariano, dentre as quais: atendimentos médico, odontológico, nutricionista, psicológico, testes rápidos de hepatite B, hepatite C, sífilis e HIV, exames de PSA, corte de cabelo (barbeiro), rodas de conversa, palestras e depoimentos.

Galeria de foto

Por: Cleudon França – Assecom/PMMT.

Fotos: Josyfran Ferreira – Assecom/PMMT.