• Pref Marechal Thaumaturgo

Prefeito valoriza a agricultura familiar, resultando em uma merenda escolar de qualidade

É passado o tempo que os estudantes da rede municipal de ensino, que muitas vezes saiam de suas casas sem tomar café ou até mesmo almoçar, esperava ansiosos a hora do recreio para lanchar um “ki suco” ou uma bolacha água e sal em quantidades regadas para não faltar ao longo da semana ou até mesmo do mês.



Os tempos são outros! Tempos de uma merenda escolar de melhor qualidade com variações no cardápio elaborado por nutricionista. Com um planejamento responsável e compromissado para que não falte merenda aos milhares de estudantes da rede pública municipal de ensino, da sede zona rural.


E um dos grandes projetos/iniciativas que mudou esse cenário foi o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), aderido pela gestão do prefeito Isaac Piyãko e vice Valdélio Furtado, coordenado pelas secretarias municipais de meio ambiente e turismo, agricultura e educação.


O programa realiza compra direta de alimentos (frutas, verduras e legumes) dos produtores rurais para a merenda agrícola da rede pública de ensino. Atualmente, 77 (setenta e sete) produtores são contemplados com a venda direta dos alimentos. A proposta da administração de Isaac e Valdélio é ampliar o benefício para que outros produtores rurais possam ser contemplados e também outras escolas possam receberem os produtos para sua merenda escolar.


Na última terça-feira, 20/08, os produtores cadastrados no referido programa entregaram, a coordenação do programa mais uma remessa dos produtos (frutas, legumes e verduras), que posteriormente serão entregues nas escolas contempladas.


Para o Prefeito Isaac Piyãko, o programa traz inúmeras benfeitorias a comunidade Thaumaturguense: fortalece a economia local, leva aos estudantes alimentos de qualidade, e valoriza a agricultura familiar permitindo que uma pequena produção atenda a mesa de todos os consumidores. Uma produção sustentável, sem agrotóxico e que não agride o meio ambiente.



Por: Cleudon França – Assecom/PMMT.

Registros Fotográficos: Arquivos Assessoria de Comunicação/PMMT.

0 comentário