Prefeito ressalta relevância dos serviços das parteiras da floresta

Na tarde de quarta-feira, 4, o prefeito Valdélio Furtado acompanhado da Secretária Municipal de Assistência Social Fátima Cruz, receberam na prefeitura a visita da Presidente do Instituto Mulheres da Amazônia - IMA, Concita Maia e a representante da Universidade de Londres, Professora Drª. Louisa Acciarai, para uma agenda institucional para discutir a relevância sobre as parteiras da floresta.

Segundo o prefeito, a pauta da reunião visa valorizar as mulheres que dedicaram suas vidas a auxiliar na geração de outras vidas, especialmente em locais onde o serviço público não consegue alcançar ou a demora pode acarretar a morte de um novo ser. O prefeito destacou que no mês anterior, 22 de abril, um passo importante foi dado com a criação da Associação das Parteiras Tradicionais da Floresta Maria Esperança em Marechal Thaumaturgo.

"Sabemos que as parteiras cumprem um papel muito importante na vida da comunidade, pois conseguem auxiliar a gestante e contribuir para uma gravidez saudável em espaços onde o atendimento médico é muito difícil ou até mesmo inexistente." frisou o gestor.

O prefeito também agradeceu a presença da a ex-secretária de estado de politicas para as mulheres, Concita Maia, atual presidente do IMA e a professora da Universidade de Londres, - Paris. "É importante ver que o tema interessa a outros países e autoridades, e que Marechal Thaumaturgo é referência e objeto de estudos, tendo inúmeras parteiras, que devem ser reconhecidas e com lindas histórias de amor, dedicação e carinho de muitas famílias thaumaturguenses e acrenas" finalizou.