Prefeito Isaac se reúne com alunos do PARFOR UFAC, discute melhorias e anuncia bolsa de estudo

O gestor maior do município de Marechal Thaumaturgo – prefeito Isaac Piyãko juntamente com vice-prefeito Valdélio Furtado e o Secretário Municipal de Educação Prof. Eclínio Furtado; esteve reunido na última segunda-feira, 02/03, com os alunos universitários do Programa Nacional de Formação de Professores (PARFOR/UFAC).

Em pauta: melhoria da educação no processo da formação docente. Ocasião da gestão ouvir reivindicações dos universitários, opiniões, alternativas e também de agradecimentos pelas conquistas da classe protagonizadas pela administração dos gestores maiores do município (Isaac Piyãko e Valdélio Furtado), que também são professores.

Não ocasião foi discutido também quanto a um espaço físico/prédio próprio para o funcionamento do programa PARFOR/UFAC no município de modo proporcionar melhorias no processo de ensino/aprendizagem, aonde atualmente – e desde sempre, o curso funciona em Marechal Thaumaturgo em espaço improvisados.

O ponto mais comemorado do encontro, foi o anuncio do “Programa Bolsa Universitário”, pelo prefeito Isaac Piyãko; a qual contemplará e beneficiará 100% dos alunos de baixa renda matriculados no PARFOR no âmbito do município de Marechal Thaumaturgo. Bolsa que já paga sua primeira mensalidade, e que alguns membros do legislativo municipal se propagaram como idealizadores da iniciativa, cobrando seu pagamento mesmo antes de do projeto ser outorgado pelo poder municipal.

Na oportunidade, o prefeito Isaac Piyãko explicou aos presentes que a iniciativa (projeto e agora lei de nº. 107/2020) partiu do próprio executivo, sendo aprovado pelo legislativo, e que a primeira mensalidade ainda não tinha sido paga, devido aos processos legais previsto em lei, e que um dia após ser concluído todo o processo legal do projeto de lei, a bolsa foi paga a todos os universitários.

Momento, em que muitos dos presentes expressaram sua gratidão a inciativa do Prefeito Isaac, junto do vice Valdélio e secretário Eclínio Furtado em proporcionar a referida bolsa universitária, a qual é de muita importância, pois muitos fazem grandes esforços para se manter no período de estudo. Também muito parabenizaram o Prefeito Isaac Piyãko, por ser o primeiro gestor do município a ter iniciativa de sentar e ouvir as reivindicações e anunciar soluções.

E assim se caminha a gestão dos verdadeiros filhos daqui – um ex-serrador e um indígena, dois professores - levando benfeitorias a todos, e a todas as classes. Uma gestão que deixa um legado de um incomparável trabalho e benfeitorias a essa municipalidade que há tanto ansiava por uma administração eficaz, responsável e compromissada com o bem-estar de seus munícipes.

Por: Cleudon França.

Registros Fotográficos: Josifran Ferreira – Assecom/PMMT.