Prefeito Isaac Piyãko trilha os desafiadores caminhos que levam ao santuário de nova Olinda

Localizado nos extremos do município de Marechal Thaumaturgo, nas proximidades divisórias do município de Jordão e território peruano; o Santuário de Nova Olinda é um lugar que recebe peregrinos de todos os municípios do vale do Juruá e de outras municipalidades acreana e da região norte.

E o prefeito Isaac Piyãko junto de seu esposa e Secretária de Assistência Social Fátima Souza Cruz, se tornou o segundo gestor do município a peregrinar os caminhos que levam ao místico lugar sagrado, de pagamento de promessas por milagres recebidos – Santuário de Nova Olinda.

Chegar ao santuário sagrado é para poucos, para quem tem coragem, disposição, vigor físico, força de vontade e muita fé. Os caminhos que levam a Nova Olinda são desafiadores – e o prefeito Isaac Piyãko enfrentou todos eles: arrastando canoa por águas que mediam 3 cm de profundidade no Rio Caipora, pelos desafiadores salões de pedras, subindo as embarcações em cachoeiras de cerca de 3 e 5 metros de altura, abrindo canal com machado e terçado, acampando no meio da floresta e caminhando mais de 07 (sete) horas ininterruptas...

Junto de sua comitiva, composta por mais 10 (dez) pessoas, o gestor maior do município de Marechal Thaumaturgo vivenciou e enfrentou todos os obstáculos possíveis sejam por águas ou por terras nos desafiadores caminhos que levam ao Santuário das Almas de Nova Olinda; aonde, segundo o guia, o Srº, Mago – um dos últimos moradores Rio Caipora, foi a vez que uma comitiva conseguiu chegar ao santuário com o menor volume de água no referido rio e seus devidos afluentes.

Passados os desafios da viagem de canoa, hora de colocar o pé na trilha e caminhar por mais de 07 (sete) horas – ida e vinda. No caminho, no meio da floresta – intocada pelo homem, cenários deslumbrantes, como por exemplo, o lugar denominado “Terra Rica” – um leito de terra de mais ou menos 200 metros, com um corredor composto de 16 (dezesseis) gigantescos aguanos – a madeira/arvores nobre... Um lugar de transpirar paz, tranquilidade e repor as energias.

Já no Santuário, um silêncio estarrecedor.... O prefeito Isaac Piyãko junto de sua comitiva visitou a casa dos milagres, deixando as oferendas, e o tumulo – lugar sagrado aonde foi acendido dezenas de velas como pagamento dos milagres recebidos. As vozes ouvidas foram das orações do terço. O momento e o lugar não permitem conversa altas, ela acontece no pensamento, no coração, com o Deus Pai e as Almas de Nova Olinda.

A despedida do Santuário acontece com um banho, nas águas sagradas do Rio denominado “Machadim”. Hora de lavar a corpo e a alma... Hora de agradecimentos, de paz, tranquilidade... Hora de renovar a fé e as forças.

No dia seguinte a visita ao santuário, a extrema seca do Rio Caipora não nos permitiu iniciar a viagem de volta. Foi dia de descanso, no meio da floresta, ao som dos pássaros, da zuada da cachoeira, e de muita conversa boa e risos largos – mesmo cansado da exaustiva viagem de vinda, a visita ao santuário faz bem, muito bem, renova forças, renova os ânimos. A chuva cai a noite, anunciado a cheia do rio e nosso possível retorno.

Na viagem de volta, encontramos uma equipe de mais de 06 (seis) homens – munidas de motosserras, marchados e terçados; que o Prefeito Isaac Piyãko contratou para fazer a limpeza do Rio Caipora, de modo a facilitar a ida e vinda dos peregrinos que aproveitam essa época do ano (inverno e cheia dos rios) para visitar o santuário.

A viagem/peregrinação ao Santuário de Nova Olinda é um daqueles momentos e vivência que se leva para vida toda, com histórias a contar para filhos, netos e bisnetos. A comida farta, feita as margens dos rios ou nos acampamentos, os acampamentos no meio da floresta, as pescarias, as histórias das rodas de conversa antes de dormir, o café de madrugada, os rios, os lugares, as lágrimas e os risos... Momentos que mostram a simplicidade e o lado humano de nosso gestor – Prefeito Isaac Piyãko; que em nem momento se deixou vencer pelas dificuldades e desafios – pelo contrário, era o primeiro a entusiasmar o grupo.

Trilhar os desafiadores caminhos – sejam por águas, areias, pedras e terras; que levam ao Santuário de Nova Olinda foi uma experiência para a vida!

Por: Cleudon França.

Registros Fotográficos: Cleudon França - Assecom/PMMT.