Prefeito Isaac Piyãko entrega a nova escola Rainha da Floresta ao indigenistas Huni Kui

Prefeito Isaac Piyãko entrega a nova escola rainha da floresta ao indigenistas Huni Kui da aldeia Nova Vida.

Um momento de festa, confraternização e muita gratidão! Depois de quase 30 anos o povo indígena Huni Kui do Rio Breu, em especifico da aldeia Nova Vida recebiam uma escola polo, padronizada, com amplos espaços externos e internos.

Uma escola de nome imponente: Rainha da Floresta! A mãe do saber, do aprendizado, do legado da educação – como frisou um dos líderes indígenas e professores da nova instituição de ensino. Um sonho antigo, de quase três décadas, aonde o próprio prefeito, quando integrava a CPI (comissão pró-índio) participou das discussões de construção de uma escola nos referidos padrões.

Mais uma grande benfeitoria entregue pelo primeiro gestor indígena de nossa municipalidade - prefeito Isaac Piyãko, aos povos originários residentes nos limites divisórios entre Brasil e Peru – no Rio Breu. Obra orçada em mais de R$ 100.000,00 oriundo de recurso próprio.

Um momento histórico que contou com quase todas as lideranças das mais de 10 aldeias indígenas do povo Huni Kui do Rio Breu. Momento realizado no salão de festa da Aldeia Nova Vida “Cupixal” com falas fortes de agradecimentos e reconhecimento dos valores indígenas, da importância da educação e da gestão se fazer presente entres os povos originários; aonde segundo expressou um dos líderes, o prefeito Isaac Piyãko foi o primeiro gestor retornar ao referido território após eleito, aonde os demais só apareciam em períodos eleitoreiros.

Para o prefeito Isaac Piyãko, também foi um momento especial, como frisou em sua fala. Como gestor e como indígena era uma grande alegria entregar a tão importante obra “aos parentes”, um lugar construído para a transmissão do processo de ensino aprendizagem, da educação, da formação cidadã, do saber tradicional, da valorização da cultura e dos costumes locais. Cabe agora a comunidade zelar e cuidar do importante patrimônio.

Estiveram junto com o prefeito Isaac Piyãko na ilustre ocasião, a secretária municipal de Assistência Social – Fátima Souza Cruz, Secretário Municipal de Educação – Eclínio Furtado, Secretário Municipal de Planejamento e Finanças – Cleonilton Santos, Coordenador da Educação Indígena – Pedro Vale, dentre outros colaboradores da gestão.

OS BRASILEIROS DA ÚLTIMA FRONTEIRA – POVOS INDÍGENAS DO RIO BREU.

Os povos indígenas do Rio Breu, são teoricamente os últimos brasileiros vivendo em território nacional, nessa parte do extremo norte do Brasil. Vivem no limite divisório entre Brasil e Peru – divisão que se dar pela as águas do próprio rio; do lado esquerdo território brasileiro, do lado direito peruano.

São mais de 800 indivíduos, que se dividem em dois povos: os Ashaninkas, em menor parte (Aldeia Morada Nova) e os Huni Kui em maior parte, que se organizam em diversas aldeias (Vida Nova, Cruzeirinho, São José, Jacobina. Para cada aldeia há uma liderança, que são subordinados a uma liderança geral.

Por/Photos: Cleudon França – ASSECOM/PMMTH.