Prefeitura de Marechal Thaumaturgo-Gestão do Prefeito Isaac Piyãko, concorre ao prêmio espirito público instituições que transformam!

Marechal Thaumaturgo na gestão do Prefeito Isaac Piyãko e vice Valdélio Furtado, vive de fato, novos e promissores tempos. Tempos de muito trabalho, boas práticas e políticas públicas que trazem o progresso, transformações e reconhecimento.

Reconhecimento com certificações de programa global e de indicação a prêmios nacionais, como o “Prêmio Espirito Público”, em que a prefeitura de Marechal Thaumaturgo na pessoa de seu gestor maior está concorrendo a nível nacional, após passar por 04 seletivas, e chegar a última etapa de escolha, que se dará por participação popular, através do voto.

A indicação ao prêmio vem das boas e exemplares praticas da gestão do do Programa Nacional de Alimentação Escolar, no âmbito, da Secretaria de Educação com a finalidade de contribuir para o crescimento, desenvolvimento da aprendizagem, rendimento escolar e formação de hábitos saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições elaboradas com alimentos adquiridos da agricultura familiar e de povos tradicionais (ribeirinhas, quilombolas e indígenas), e assim, garantir o atendimento das necessidades nutricionais no ambiente escolar do município de Marechal Thaumaturgo.

De forma complementar a gestão do Programa no município tem como objetivo incentivar por meio da geração de renda, a permanência das famílias ribeirinhas, assentados da Reforma Agrária, moradores da Reserva Extrativista do Alto Juruá e Indígenas na Unidade de Produção Familiar – UPF. Para tanto, a prefeitura oferece apoio técnico aos agricultores no diagnóstico de sua cadeia produtiva e orientação técnica para participação de um chamamento público, viabilizando a entrada de recursos nessas comunidades, ao adquirir diretamente os gêneros alimentícios produzidos de forma sustentável.

O Programa atendeu ao longo desses anos mais de 30 Escolas na Zona Urbana e Rural totalizando 5.070 alunos matriculados e contemplando de forma direta e indireta, mais de 200 famílias que fornecem gêneros alimentícios da agricultura familiar para o município.

Com as aulas remotas o acesso às refeições foi garantido pela prefeitura, que planejou e executou a logística de entregas dos gêneros alimentícios, de acordo com o cardápio escolar, não comprometendo assim, o acesso a alimentação saudável pelos alunos matriculados e sua família, bem como escoamento de produtos dos agricultores familiares evitando também desperdícios.

Só neste ano a gestão do programa garantiu a entrega de 1.865 kits feitos com a compra de Produtos da Agricultura Familiar.

O PRÊMIO ESPIRITO PUBLICO

Em sua 4ª edição, o Prêmio Espírito Público se consolida como a principal premiação da sociedade civil voltada para a valorização e o reconhecimento de trajetórias de profissionais públicos que se dedicam à promoção de serviços públicos de qualidade.

Nesta edição, o Prêmio estará dividido em 03 categorias: PESSOAS QUE TRANSFORMAM com os eixos setoriais de Assistência Social, Gestão de Pessoas, Meio Ambiente, Saúde e Segurança Pública; EQUIPES QUE TRANSFORMAM com o eixo setorial de Educação e INSTITUIÇÕES QUE TRANSFORMAM que tenham contribuído de maneira efetiva e relevante para o tema da segurança alimentar, tendo em vista os desafios decorrentes do contexto da pandemia de Covid-19 no Brasil.

AGORA É SUA VEZ! VAMOS TRAZER ESSE PRÊMIO PARA MARECHAL THAUMATURGO!

Chegar à final de um prêmio de nível nacional já é motivo de muito orgulho para essa gestão que tem mudado a história de Marechal Thaumaturgo com muito trabalho e benfeitorias.

Marechal Thaumaturgo está concorrendo ao PRÊMIO ESPIRITO PÚBLICO - categoria INSTITUIÇÕES QUE TRANSFORMAM, junto com outras iniciativas de São Paulo, Santa Catarina, Curitiba, Piauí e Rio Grande do Norte,

Vamos votar e divulgar! É pelo Juruá e pelo Estado do Acre! Vamos junto em busca dessa vitória e prêmio, que será de todos nós!