Prefeito Isaac Piyãko acompanha visita de técnicos da energisa

O sonho da energia elétrica 24 horas na maior comunidade ribeirinha de Marechal Thaumaturgo – Villa Restauração, endereçada no Alto Rio Tejo se torna um sonho cada vez mais real, com o início dos trabalhos de implantação de uma Usina Fotovoltaica completa, que irá atender as 170 (cento e setenta) famílias da comunidade.

O gestor maior do Munícipio de Marechal Thaumaturgo – Prefeito Isaac Piyãko, o qual solicitou, em seu primeiro ano de gestão, os trabalhos de implementação de uma energia elétrica 24 na referida Vila, acompanhou na última, quarta e quinta-feira (21 e 22/01) a segunda visita de representes do Grupo Energisa a Vila Restauração – agora de Técnicos e engenheiros de todas áreas do projeto.

A segunda visita a então Comunidade Ribeirinha pelos técnicos e engenheiros do Grupo Energiza, objetivou o levantamento completo para o início real de implementação da referida usina: transporte de material, local da usina, instalação da rede elétrica, construção de uma rampa para desembarque dos materiais e reunião com os moradores locais para maiores informações quanto as próximas etapas dos trabalhos: tempo de duração, contratação de pessoal para serviços diversos, dentre outros.

O Prefeito Isaac Piyãko que esteve acompanhando parte dos trabalhos dos Técnicos e engenheiros, também esteve reunido com os moradores da referida comunidade para tratar de assuntos referente aos trabalhos desenvolvidos pelo Executivo Municipal, em pauta: educação, saúde, pagamentos de servidores, serviços telefônicos, merenda escolar, linhas de créditos, dentre outros.

Na oportunidade, o gestor maior do município também esteve visitando alguns moradores locais e de localidades adjacentes a Vila Restauração; a fins de tratar de benfeitorias e dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela então gestão administrativa municipal.

O SONHO DA ENERGIA 24 HORAS NA VILA RESTAURAÇÃO JÁ COMECE SE TORNAR UMA REALIDADE.

O Grupo ENERGISA, conglomerado do setor elétrico do país, se prepara para implantar um projeto pioneiro de energia solar na maior comunidade rural de Marechal Thaumaturgo – Vila Restauração, endereçada no alto Rio Tejo; aonde residem aproximadamente 170 (cento e setenta) famílias.

O projeto é pioneiro no Brasil e vai usar tecnologia de ponta, consistindo em uma rede inteligente, por meio da qual os medidores vão controlar o consumo com mais eficiência e via satélite em tempo real, tanto em gasto quanto em produção.

A ENERGISA ainda irá capacitar moradores locais com o conhecimento necessário para fazer a manutenção básica nos equipamentos, além da instalação de um sistema de backup com gerador a diesel para emergências.

A Vila Restauração está localizada na primeira reserva extrativista do Brasil – Reserva Extrativista do Alto Juruá. Fica a 70 (setenta) quilômetros do centro urbano de Marechal Thaumaturgo, acessível apenas por rio, numa viagem que pode durar até oito horas, em embarcações pequenas.

O sonho da energia elétrica 24 horas na maior comunidade ribeirinha do município é compartilhado pelo Prefeito Isaac Piyãko, governador Gladson Cameli, e dos Deputados Estaduais Nicolau Júnior e Luís Tchê.

O gestor maior dessa última municipalidade brasileira, Isaac Piyãko não tem medido esforços para que esse sonho, que para alguns pareciam impossível, se torne realidade, na ocasião da segunda visita, o Prefeito Isaac firmou parceria para realização dos trabalhos que já começa, ano em curso

Por: Cleudon França.

Registros Fotográficos: Cleudon França - Assecom/PMMT.