Prefeito Isaac e vice Valdélio são destacados pelo empenho e pela dedicação dos thaumaturguenses

Não é sensacionalismo, nem invenção dos fatos e nem muito menos algo supérfluo! A gestão de Isaac Piyãko e Valdélio Furtado, mesmo em frente a tantos desafios e dificuldades; tem se destacado pelo empenho e pela dedicação em mudar de fato a vida dos thaumaturguenses. Uma busca incansável por recursos, por benfeitorias e por ações concretas que possam trazer dignidade e cidadania aos moradores desse recanto de acre e de Brasil, que tantas ficaram à mercê de discursos e promessas nunca cumpridos na pratica.

E mesmo em meios a tantos empecilhos e dificuldades, a gestão dos verdadeiros filhos de Marechal Thaumaturgo, se destaca pelo planejamento, pela implementação reais e concretas de ações e benfeitorias e sobretudo pela honradez dos compromissos firmados. Não tem sido fácil, mas o caminho trilhado ao longo dos três últimos anos mostra que nosso município vive novos tempos, vislumbrando um futuro mais promissor e prospero.

O que muitos gestores enunciam como uma grande façanha ou benfeitoria, para o Prefeito Isaac Piyãko e o vice Valdélio Furtado é uma obrigação e uma honradez: SALÁRIOS EM DIA! Em nenhum só mês, o salário do funcionalismo público do quadro efetivo deixou de ser pago dentro do prazo previsto em lei, ao contrário de outras gestões passadas. Os salários dos servidores provisórios, serviços prestados e pagamento de fornecedores também se procurou manter em dia, embora que ora ou outra, não fosse possível, mas que, dentro de um curto prazo, todos os pagamentos eram e estão sendo efetuados.

Um outro destaque vai para MERENDA ESCOLAR: com qualidade e quantidade suficiente – em nenhuma escola, da sede ou da zona rural, faltou merenda; pelo o contrário, em algumas instituições, a merenda escolar até sobrou. Merenda escolar com qualidade, cardápio variado – em algumas escolas com lanche/almoço merenda até acompanhada da sobremesa. Qualidade e quantidade graças em boa parte ao PNAE (Programa Nacional Alimentação Escolar) programa aderido pela gestão do Prefeito Isaac Piyãko, o qual realiza compra direta de alimentos (frutas, verduras e legumes) dos produtores rurais para a merenda agrícola da rede pública de ensino. Atualmente, 77 (setenta e sete) produtores são contemplados com a venda direta dos alimentos.

Destaque também para o TRANSPORTE ESCOLAR; que ao longo desses três anos, os estudantes que necessitam do referido meio de locomoção não ficaram se estudar por falta de transporte - por consequência da falta de combustível – mesmo antes do final de cada mês os recreistas já podiam se dirigir a sede para pegar a demanda do mês seguinte. O único, imprevisto nesse contexto, não por culpa da administração pública, foi a falta de combustível na cidade por consequência do incidente do braço em cruzeiro do sul.

Ainda na área da educação vale destaque também, como uma boa ação ou benfeitoria da gestão do prefeito Isaac Piyãko e vice Valdélio Furtado a reorganização do Sistema de Ensino da Zona Rural, com criação das ESCOLAS POLOS, organização que qualifica o processo de ensino aprendizagem – tanto por parte dos estudantes como dos mestres professores, assim como todo a comunidade escolar e familiar, que através do referido processo poderão ter em ensino de mais qualidade, assim como um melhor espaço físico.

São ações, políticas públicas e benfeitorias que impactam, que mudam de fato a vida dos thaumaturguenses, trazendo mais dignidade e cidadania. Ações e benfeitorias que acontecem também em outras áreas – na promoção do esporte de lazer que alcança a todos os desportistas sejam eles da sede ou da zona rural, nas obras de infraestrutura - município se transformou em canteiro de obras, nas políticas sociais, no apoio a organizações comunitárias e nas políticas públicas sociais destinadas ao público infantil e juvenil através das ações do programa Selo UNICEF e na atenção e carinho com os amigos da terceira idade, no suporte as comunidade ribeirinhas com limpeza, combustível para energia e nas linhas de créditos, dentre tantas outras.

Por: Cleudon França.

Registros Fotográficos: Arquivos Assecom/PMMT.