Parceria: Saúde Itinerante leva atendimentos especializados a Marechal Thaumaturgo

A prefeitura de Marechal Thaumaturgo em parceria com o governo do Acre por meio do Programa Saúde Itinerante, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), leva atendimentos especializados de saúde a locais de difícil acesso do estado. Na última sexta-feira, 6, e no fim de semana, Marechal Thaumaturgo recebeu mais uma visita da ação, e o prefeito Valdélio Furtado, Secretário Municipal de Saúde, José Maria e da Coordenadora de Saúde Regional do Vale do Juruá, Dra. Catiane Rodrigues, prestigiaram a ação e acomapnharam os trabalhos. A ação resultou em 854 atendimentos.

Em Marechal Thaumaturgo a população foi contemplada com consultas em medicina da família, pediatria, ginecologia, obstetrícia, exames laboratoriais, exames de apoio diagnóstico, preventivo do câncer de colo do útero (PCCU) e outros atendimentos.

Além disso, a iniciativa atendeu na especialidade de ortopedia, levando também serviço social, e realizou a entrega de medicamentos na Unidade Básica de Saúde Dr. Naldir Mariano, na sexta-feira, 6, e sábado, 7.

Segundo o prefeito, a ação itinerante garante atendimento especializado e evita que os munícipes precisem se deslocar para cidades vizinhas para buscar atendimentos de saúde.

"São ações que contam com a parceria entre o município e o governo do estado/Sesacre, para trazer até o município as mais diversas especialidade de exames como: pediatria, endoscopia, ginecologista e Ultrassonografia. O objetivo da Saúde Itinerante é garantir com quer os pacientes não venha se deslocar até cruzeiro do sul para fazer tratamento, e também garantir a prevenção, que é fundamental e deve ser mantida em todos os momentos da vida.vamos sempre procurar as boas parcerias, e isso tem sido uma das estratégias da nossa gestão para promover o bem-estar social de nossa população." pontou Valdélio Furtado.

“É uma determinação do governo estadual que essas ações sejam realizadas no local onde residem as pessoas. Com isso, há economia de gastos e tempo, pois não há necessidade de deslocamento até a unidade de referência”, informou Rosemery Ruiz, coordenadora do programa.