Parceria entre prefeitura e Incra injetou mais de R$ 1 milhão em crédito para agricultura familiar

Mais de 200 (duzentos) projetos de agricultores familiares foram elaborados para o PDS PAE Triunfo/Porongaba, PA Amônia e Resex Alto Juruá do Município de Marechal Thaumaturgo, Estado do Acre. A parceria inédita entre Prefeitura, por meio dos esforços do Prefeito Isaac Piyãko e Incra, fomenta a agricultura familiar e aquece a economia na região.

Equipes Técnicas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo e Secretaria Municipal de Agricultura realizaram vistorias técnicas para levantamento das atividades econômicas viáveis para serem realizadas nas propriedades rurais do município, onde somente no ano de 2019 foram elaborados mais de 200 (duzentos) projetos individuais para as linhas de crédito Apoio Inicial, Fomento e Fomento Mulher.

O primeiro a receber a assistência foi o PDS PAE Triunfo/Porongaba, gerando um crédito de R$ 648.400,00 (seiscentos e quarenta e oito mil e quatrocentos reais), seguido por Resex Alto Juruá com R$ 294.400,00 (duzentos e noventa e quatro mil e quatrocentos reais) e PA Amônia R$75.600,00 (setenta e cinco mil e seiscentos reais) que foi liberado somente no ano de 2019.

Os valores creditados nas contas bancárias dos assentados e agricultores em 2019 somam um valor de R$ 1.018.000,00 (um milhão e dezoito mil reais). Neste ano de 2020 os resultados continuam chegando e mais famílias foram contempladas com créditos que juntas somam R$ 163.600,00 (sento e sessenta e três mil e seiscentos reais) e a expectativa é que mais agricultores familiares recebam a liberação de crédito para desenvolverem suas atividades ainda este ano.

Para que os trabalhadores tenham acesso a esses créditos subsidiados que chegam a ter descontos de até 80% quando no momento do reembolso aos cofres públicos, alguns critérios devem ser atendidos, segundo Decreto Federal nº 9.424/2018. Ressalvando que é necessário aplicar o investimento no projeto cadastrado, não desviando em hipótese alguma para outros fins, caso contrário estes podem ser penalizados, tendo que reembolsar o valor total do financiamento, incluindo correções monetárias.

Por: Assecom com informações de Moisés Moreira.

Registros Fotográficos: Moisés Moreira – Sematur/PMMT.