Parabéns Marechal Thaumaturgo pelos 28 anos de emancipação politica e administrativa

No dia 28 de abril de 1992 o então Governador do Estado do Acre – Edmundo Pinto assinava o decreto de Nº. 1029 que criava oficialmente o Município de Marechal Thaumaturgo a partir de um desmembramento de Cruzeiro do Sul. Sua instalação oficial deu-se no dia 01 de Janeiro de 1993 com a posse do seus primeiros Gestores e Legisladores.

No entanto, nosso querido e amado município possui uma história impar e única. Uma história que se estende muito além dos 28 anos de emancipação, começou ser inscrita lá no longínquo ano de 1904, com um dos mais nobre capitulo de nossa história, quando por luta armada (batalha do amônia ou Guerra da Trincheira) escrevemos o ultimo ato da revolução acreana e conquistamos o direito de sermos anexado ao território acreano e brasileiro.

Uma história muito respeitada e valorizada pelos atuais Gestores do município – Prefeito Isaac Piyãko e vice-prefeito Valdélio Furtado; gestão que também já entra na história de Marechal Thaumaturgo por ser a primeira administração dos legítimos filhos desse tão querido recanto brasileiro, dos legítimos povos da floresta e do seu primeiro Prefeito Indígena – Isaac da Silva Piyãko (Ashaninka do Rio Amônia); sendo eleito na primeira eleição que disputou, obtendo na ocasião a segunda maior votação obtida por um prefeito em Marechal Thaumaturgo aonde 4.094 thaumaturguenses lhe confiaram o destino da cidade pelos próximos 04 (quatro) anos, quatriênio 2017/2020.

E muito se tem feito nos últimos anos pela gestão dos verdadeiros filhos de Marechal Thaumaturgo; ao quais tem feito uma gestão de compromissos, de responsabilidade, de investimentos, de infraestrutura, de benfeitorias e políticas que chegam a todos: moradores da sede, da zona rural, ribeirinhos e indígenas.

Uma gestão que tem honrando e tido compromisso com a história desse tão querido recanto de Brasil, que mesmo em tempo de medo e incertezas causadas pela pandemia da COVID-19, segue firme na luta, promovendo e realizando benfeitorias para os munícipes thaumaturguense; aonde mesmo, com as necessárias medidas de restrições visam o bem-estar e a preservação da vida.

Que assim como a história tão única de nossa municipalidade, esses tempos de incertezas e inseguranças sejam apenas um capitulo e que logo o “sol volte a raiar no horizonte” e nós possamos voltar à normalidade; expressando e vivendo - sem isolamento ou distanciamento social todas as tantas razões que nos fazem amar nosso querido município.

Texto e Fotos: Cleudon França – Assecom/PMMT.