Oficina Previne Brasil é realizada em Marechal Thaumaturgo

Prefeito destaca o papel de agentes comunitários e endemias na rede municipal de saúde é destaque em encontro

A Prefeitura de Marechal Thaumaturgo através da Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta segunda-feira, 11, uma reunião com as equipes de saúde para dialogar sobre o programa Previne Brasil no município. O encontro teve como objetivo alinhar as estratégias de alcance dos indicadores de Saúde, responsáveis pela mensuração da qualidade e da resolutividade do SUS no Município e o desenvolvimento do Programa Previne Brasil.

De acordo com o prefeito, é de extrema importância a conversa com as lideranças das equipes, técnicos, secretários para discutir os indicadores e as tarefas de cada equipe. As medições dos indicadores das equipes, iniciará aos poucos, basicamente com 7 indicadores até a expectativa de ampliação para 21 indicadores, o que dará a oportunidade da população, através do Controle Social, acompanhar o desempenho da Saúde Municipal.

Na abertura do encontro de apresentação do Programa do Ministério da Saúde “Previne Brasil” aos profissionais de saúde que estabelece um novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS o prefeito destacou a importância dos agentes de saúde em geral. Acredito que com o auxílio deste programa, vocês estarão mais preparados para atender o público em geral, além de cumprir metas exigidas pelos entes municipais, estaduais e federais sobre o sistema de saúde em sua base principal que é trabalhada por agentes de saúde, enfermeiros, médicos dentistas e outros" destacou o prefeito.

Já o secretário de saúde, afirmou que o encontro faz parte das ações de planejamento do Ministério da Saúde, a partir da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), CONASEMS e CONASS e vem ocorrendo gradativamente em todas as Unidades Federativas do País e tem como objetivo instrumentalizar Gestores e Técnicos em Saúde municipais para o novo modelo de financiamento, a partir do reconhecimento de suas particularidades e perfil populacional. "A expectativa é garantir o repasse financeiro aos municípios e aumentar o acesso das pessoas ao serviços de Atenção Primária".

Desde a primeira gestão do prefeito Isaac Pyãko, Marechal Thaumaturgo vem avaliando e propondo estratégias para alcance de indicadores a partir de novas ferramentas de monitoramento, a fim de aumentar seus índices de desempenho acima da média do Estado. "O desafio é grande, mas temos certeza que será possível, já que ainda tem três anos para trabalhar as ações e melhorar a saúde de todos thaumaturguenses" finalizou.