• natashapereirabian

Nuca de Marechal Thaumaturgo promove encontro com a Prefeitura

O encontro foi promovido para avaliar e planejar as próximas ações a serem desenvolvidos através do (PPCA)


Em Marechal Thaumaturgo/AC, as ações do Selo UNICEF têm estado no centro da agenda pública municipal desde e a edição anterior; pelo seu objetivo global a iniciativa se tornou uma “pasta” da gestão - é a própria gestão acontecendo através inúmeras ações que objetivam sobretudo a reduzir desigualdades, proteção, garantia de direitos, e participação cidadã de meninos e meninas.


E um dos grandes protagonistas dessas ações é o Núcleo de Cidadania de Adolescente - NUCA, que desde da edição 2017/2020, em que o município de Marechal Thaumaturgo logrou êxito e foi certificado, que o grupo ganhou um protagonismo todo especial, e se tornou a maior referência de protagonismo juvenil no munícipio.


Na última quarta-feira, 10/03, os adolescentes e jovens que compõe o referido grupo, - com as presenças especiais dos gestores maiores do município, Prefeito Isaac Piyãko e vice-prefeito Valdélio Furtado, do Secretário de Governo Moisés Moreira, do representante do Grupo Jovens Guerreiros Guardiões da Floresta - Francisco Oliveira e da Coordenadora da Organismo de Políticas para as Mulheres - Francisca Silva; aconteceu o 3º encontro mensal do ano de 2022; o qual debateu sobre as ações em andamento do Plano de Participação Cidadã de Adolescentes - PCCA e as próximas ações a serem realizadas ainda no mês em curso.


Ocasião que foi feita também uma explanação aos novos componentes das 04 (quatro) temáticas a serem trabalhadas pelo grupo ao longo do ciclo 2021/2024, e definidas as próximas ações do PCCA: 1ª Semana do Empoderamento Feminino Jovem e as ações referente a temática das Mudanças Climáticas, que serão trabalhadas através de uma parceria do NUCA com a Associação de Jovens Guerreiros Guardiões da Floresta no Instituto Yorenka Tasorentsi.



Oportunidade que os gestores maiores do munícipio usaram da palavra frisando da importância e relevância da quatro temáticas trabalhadas no referido ciclo e deixando sua mensagem aos adolescentes e jovens que integram o NUCA.


“Como é bom participar dos encontros coma juventude, ouvir seus pensamentos e visões de futuro. Hoje estamos com mais de 100 adolescentes cadastrado do NUCA que estão dando aula de união no munícipio sobre suas formas de trabalhar as ações voltadas as temáticas do Racismo e Violências, Empoderamento Feminino, Educação Sexual e Gravidez na Adolescência e, Mudanças Climáticas. Nesse novo ciclo, novos jovens serão protagonistas de uma linda história somadas as de outros integrantes que firmaram uma nova parceria com o Grupo de Jovens Guardiões da Floresta, onde irão trabalhar toda a temáticas do meio ambiente e mudanças climáticas”. Enfatizou o Prefeito Isaac Piyãko, que tem sido um dos incentivadores e apoiadores do Grupo.


Atualmente o NUCA de Marechal Thaumaturgo conta com mais de 100 (cem) adolescentes e jovens cadastrado, fruto de um notável trabalho do mobilizador Elizandro Julião e demais componente da coordenação, os quais tem feito um trabalho especial de mobilização especialmente com meninas, que hoje são maioria pela primeira em todos os anos de trabalhos com o NUCA.


Por: Cleudon França //@ Cleudon Franca

Photos: Moisés Moreira // @Moisés Moreira

0 comentário