No dia Nacional do Conselho Tutelar, Marechal Thaumaturgo empossa os novos suplentes do referido órgão.

No em que se comemora o Dia Nacional do Conselheiro Tutelar, 18 de novembro, o município de Marechal Thaumaturgo através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA/MTH e Poder Executivo Municipal empossou os 05 (cinco) suplentes eleitos democraticamente no último dia 13 de novembro - em eleição suplementar.

A diplomação aconteceu no Centro Administrativo Municipal - Gabinete do Prefeito, contando com as presenças do membros da Comissão Eleitoral: Cleudon França, Marciane Gomes, Elizandro Julião, Daniela Castro e Ariel Sales, quatro dos cincos candidatos eleitos - um (a) não estava ausente do município por motivo tratamento de saúde fora do municipal, sendo os presentes: Francisca Keila Machado de Souza, Darlene Souza Oliveira, Jardeson Borges Castro e Artemilson dos Santos Carvalho; também se fazendo presente o Prefeito do município Isaac Piyãko, vice-prefeito Valdélio Furtado, Secretária Municipal de Assistência Social Fátima Souza Cruz e o Secretário Municipal de Governo Moisés Moreira.

Cerimônia que que foi aberta com a fala do Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA/MTH e Presidente da Comissão Eleitoral Cleudon França, que externou seus agradecimentos a todos membros da Comissão Eleitoral pela dedicação, compromisso e eficácia condução dos trabalhos do referido processo que chegava ao seu último ato na ocasião do momento; e também a administração/gestão pelo suporte dado para a realização do referido processo, e parabenizou a todos os eleitos que lograram êxitos em todas as etapas e saíram vitoriosos na eleições realizadas no último dia treze do mês e ano em curso.

Em seguida a palavra foi concedida aos suplentes, os quais elevaram seus agradecimentos primeiro a Deus pela vitória alcançada, parabenizaram a Comissão pela condução do processo, aonde no entender de todos, foi o mais transparente e democrático possível.

A vice-presidente do CMDCA/MTH - Marciane Gomes, também fez da palavra, parabenizando os suplentes eleitos, frisando a necessidade de um trabalho dedicado, de abraçar a causa, de sair das “quatro paredes” e partir para ação, planejar e executar ações de conscientização, educação, informação e divulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA.

Em seguida a Secretaria Municipal de Assistência Social, Fátima Souza Cruz, também fez uso da palavra; parabenizando os eleitos, frisando da necessidade de conhecer a Função de Conselheiro Tutelar e exercer com dedicação e empenho, e também buscar parceria para o desenvolvimento das ações de conscientização, conhecendo a rede de proteção de criança e adolescente do município.

Por último o prefeito Isaac Piyãko usou da palavra, parabenizando a todos os eleitos. Em sua fala abordou da necessidade de cada conselheiro exercer sua função com dedicação e zelo, buscar parceria. Falou da importância de um Conselho autônomo, sem ser politizado, e trabalhar unicamente por uma causa: a criança e do adolescente.

Após as falas, o presidente Cleudon França leu o Termo de Posse, aonde todos foram oficialmente empossado com suplentes de Conselheiro Tutelar de Marechal Thaumaturgo/AC, com mandato válido até o dia dez de janeiro de dois mil e vinte e três.