• natashapereirabian

Março lilás, um mês dedicado a conscientização e prevenção sobre o câncer de colo de últero

A gestão “caminhando de mãos dadas com o povo” - administração dos filhos de Marechal Thaumaturgo, Prefeito Isaac Piyãko e vice-prefeito Valdélio Furtado tem promovido uma série de campanhas educativas e de conscientização sobre diversas temáticas, que objetivam sobre tudo a saúde, bem-estar e valorização da vida dos munícipes thaumaturguense, sejam eles do sexo feminino ou masculino.

Campanhas como o “Março Lilás”, que tem suas ações sendo organizadas e executadas pela Secretaria Municipal de Saúde - pasta administrada pelo Secretário José Maria, com diversas atividades sendo realizadas nas duas Unidades Básica de Saúde da sede do município: UBS Dr. Naldir Mariano e UBS Raimundo Gomes.

Na última sexta-feira, 11/03, as ações da campanha foram concentradas na UBS Raimundo Gomes, tendo como foco principal: coleta de exames de PCCU, palestras com a tema voltada a temática da campanha, e também consultas de rotina e um espaço para o público feminino tirar dúvidas sobre o câncer de colo de útero e detecção precoce.

Já nessa segunda-feira, 14/03, as ações da campanha foram concentradas na UBS Dr. Naldir Mariano, sendo realizadas consultas, exames de PCCU, rodas de conversas e palestras sobre consciencialização e esclarecimento sobre a temática abordada.

As diversas ações que englobam a referida iniciativa conta com a participação assídua de todos os profissionais na área da saúde doo município - com a coordenação das duas enfermeiras diretora das UBS Raimundo Gomes e Naldir Mariano.

Por; Cleudon França