Marechal Thaumaturgo realizou mais uma bela e notável ação da semana de bebê

Findou-se na última sexta-feira, 20/08, a Sétima Semana do Bebê de Marechal Thaumaturgo, a qual teve como tema: “O desenvolvimento emocional da primeira infância em tempos de pandemia”.

A extensa agenda de ações dedicada especialmente a primeira infância foi promovida pelo poder público municipal - gestão do prefeito Isaac Piyãko e vice Valdélio através das pastas de Assistência Social - Secretária Fátima Cruz, Saúde - Secretário José Maria da Silva, Educação - secretário prof. Eclínio Furtado e Conselho Municipal dos Direitos de Crianças e Adolescentes (CMDCA) - presidente Cleudon França.

Ao longo da referida vigência (dia 16 ao dia 20/08), foram desenvolvidas uma série de atividades, nos turnos matutino e vespertino nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Dr. Naldir Mariano e Raimundo Gomes de Azevedo, e nas escolas de ensino infantil Maria Luzia Elias dos Santos, Manoel Rodrigues de Araújo e Francisco Gernilan Gomes de Almeida.

Atividades que foram desde rodas de conversas e palestras com mães, gestantes e alunos de creche, sorteios de kits de bebe e higiene bucal, ação de saúde bucal nas escolas de ensino infantil, atividades lúdicas e recreativas, dentre outras.

A Semana do Bebê de Marechal Thaumaturgo foi instituída oficialmente através da Lei Municipal de Nº. 18 de 04 de setembro de 2015; a qual ocorre sempre na segunda quinzena do mês de agosto. A edição atual teve também, pela primeira vez, de forma especifica, suas ações levadas as comunidades da zona rural, através do Programa Saúde da Família (PSF).

PRIMEIRA BEBÊ PREFEITA

Logo após a abertura oficial da campanha no dia 16/08, nasceu a linda Lara Sofia - filha de Geovane Souza e Keli Lima, moradores da zona rural do município. Lara foi a primeira bebê nascida durante as ações vigentes da 7ª Semana do Bebê do município.

Para a alegria dos pais a bela Sofia veio ao mundo cheia de saúde e foi oficializada simbolicamente como Bebê Prefeita da cidade de Marechal Thaumaturgo, aonde recebeu - das mãos do Prefeito Isaac Piyãko e do vice-prefeito Valdélio Furtado; a chave da cidade, a faixa de Bebê Prefeita e um Kit de Bebê.

A ação simbólica de oficializar o primeiro bebe que nasce durante as ações vigentes da semana do bebê - como bebê prefeito da cidade foi implementada no ano de 2019, e desde então passou a ser umas das ações mais esperada da campanha por seu significado simbólico.

Lara Sofia foi a primeira bebê prefeita da campanha, aonde todos os demais anteriores foram bebês prefeitos (do sexo masculino).