Marechal Thaumaturgo realiza seu 1º fórum de combate ao trabalho infantil e proteção do trabalhador

O município de Marechal Thaumaturgo através de seu Executivo Municipal – gestão do Prefeito Isaac Piyãko e vice Valdélio Furtado junto da Secretaria Municipal de Assistência Social – Secretária Fátima Souza Cruz realizou na última terça-feira, 12 de novembro do ano em curso, o seu Primeiro Fórum de Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente.

O inédito evento no município foi realizado na sede do Legislativo Municipal (câmara de vereadores), com início às 7h30min e término as 12h15min. Iniciativa que contou com a presença e participação de um notável público dentre crianças, adolescentes, estudantes das escolas Elvira Ferreira Gomes, Justiniano de Serpa e maria Ferreira do Vale, e pessoas e órgãos que trabalham e fazem parte da rede de proteção do município de Marechal Thaumaturgo.

Autoridades locais e da capital Rio Branco participaram da importante e inédita iniciativa no município: Prefeito Isaac Piyãko, presidente em exercício do Legislativo municipal vereador Francisco Ribeiro, Secretária de Assistência Social Fátima Souza Cruz, Secretário de Saúde José Maria da Silva, representante da Secretaria de Educação Hélito Furtado, representante do Conselho Tutelar Vanessa Bezerra, coordenadora do AEPETI no município Natana Bezerra, servidora da secretaria estadual de Assistência Social Regiane de Lima, coordenadora do Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil Maria Andrade e do coordenador Estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil Elissandro Alves.

O evento foi composto de uma pauta diversificada voltada sempre a temática de combate ao Trabalho Infantil, com apresentações culturais e artísticas feitas por crianças e adolescentes de escolas municipais de ensino fundamental e programas sociais; como por exemplo a leitura de poema feita por alunos da Escola Maria Ferreira do Vale e uma bela e impactante dramatização feitas pelas crianças e adolescentes usuárias do Serviço e Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Momento composto também de apresentação das atividades realizadas no município de Marechal Thaumaturgo de combate e identificação do Trabalho Infantil, apresentação de um diagnóstico local, debate e discussão sobre a temática do Trabalho Infantil e legislação do trabalho infantil e aprendizagem.

Fórum que foi encerrado com um momento de perguntas e sugestões sobre tema abordado e Coffe beak servido a todos os presentes.

Por: Cleudon França. Registros Fotográficos: Cleudon França e Kalidy Rodrigues.