Kits de Merenda Regionalizada são distribuídos para estudantes da E.M.J. de Serpa

A Merenda Regionalizada já é uma realidade no cotidiano dos estudantes da rede municipal de ensino de Marechal Thaumaturgo, município distante 558 km de Rio Branco, AC, que além de ser mais nutritiva e saudável, gera emprego e renda aos produtores da agricultura familiar.

Desde o início da gestão a Prefeitura de Marechal Thaumaturgo, por meio da Secretaria Municipal de Educação e com a parceira da Secretaria Municipal de Agricultura, realiza a entrega de kits de produtos regionais às famílias dos estudantes do ensino fundamental.

Nesta terceira etapa, o prefeito informou que a prefeitura está distribuindo um total de 677 kits. O kit da merenda regionalizada, reforça o prefeito é composto por feijão, farinha, goma, banana grande, banana pequena, hortaliças, pé de moleque, mandioca, jerimum e mamão.

Nossa gestão sempre incentivou e apoio os produtores rurais, e com as compras de Produtos da Agricultura Familiar por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PAA), conseguimos intensificar este benefício que contribui com o desenvolvimento do setor produtivo da cidade. "Estamos trabalhando para contribuir com o crescimento, desenvolvimento e formação de hábitos saudáveis dos alunos mesmo neste período de suspensão das aulas nas escolas públicas de educação básica do nosso município."

Nesta terceira etapa de 2021, as entregas estão sendo realizadas para os alunos da Escola Municipal Justiniano de Serpa. Para os pais, é uma ajuda fundamental na alimentação das crianças. “Meus filhos gostam muito, sem falar que é uma grande ajuda na alimentação de toda a família. São sempre produtos fresquinhos e de ótima qualidade“, comentou uma mãe de aluno.

Nos últimos anos, a Prefeitura de Marechal Thaumaturgo tem incrementado a Merenda Regionalizada, aumentado a produção local nos alimentos dos alunos da rede de ensino municipal. “É da agricultura que as famílias da zona rural tiram o sustento. Incentivamos a produção para que as famílias tenham sustentabilidade na sua alimentação, e com o excedente possam ajudar na renda, pois a prefeitura está ampliando a compra de Merenda Escolar Regionalizada por meio do PNAE [Programa Nacional de Alimentação Escolar]. Essa organização ajuda também na distribuição de renda, pois não fica atrelado apenas a um fornecedor, e sim a vários, que são as famílias produtoras”, explica Isaac Piyãko.