Governo presta auxílio às famílias atingidas pela cheia no município de Marechal Thaumaturgo

Em parceria com a Prefeitura de Marechal Thaumatugo, o governo do Acre por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e do Programa Juntos pelo Acre está atuando no município, auxiliando às famílias atingidas em parceria com o governo municipal, e para isso, designou um representante do programa para coordenar as ações do Estado no local.

O prefeito Valdélio Furtado, durante a agenda com produtores e moradores, frisou o trabalho em parceria com o Governo do Estado. "Agradeço novamente o governador Gladson Cameli, hoje aqui por meio da SEJUSP e do coronel Cleudo Maciel. Toda ajuda é bem-vinda para minimizarmos o sofrimento do nosso povo", destacou.

As ações tiveram início ainda no último dia 28, com o envio de 142 cestas básicas, 200kg de proteína animal e medicações. Também foram realizadas reuniões estratégicas com a prefeitura e a defesa civil municipal, quando foi definido o planejamento e ações a serem desenvolvidos no município. Famílias atingidas pela enchente dos rios Amônia e Juruá já estão recebendo socorro e assistência do Estado e do Município. “Nós conseguimos desenvolver essas atividades abrigando as famílias em escolas, outras foram para casas de familiares e na zona rural, que também foi bastante afetada, inclusive impactando muito no setor produtivo, pois toda a produção é feita às margens do rio”, disse o representante do Estado e comandante do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), coronel Cleudo Maciel.

De acordo com ele, a prefeitura estima que 95% da produção do município foi afetada, principalmente as plantações de macaxeira, que são a base da subsistência do município. “Nós estamos trabalhando em conjunto com a prefeitura e todos os órgãos do Estado aqui no município, unindo os dois planos de contingência”, continuou.

Além disso, estão sendo feitas visitas constantes aos abrigos que foram instalados no município, ouvindo todas as demandas, realizando vistorias nos locais afetados com o objetivo de saber de que forma estão sendo feitos os acolhimentos e assistências às famílias. Também estão sendo realizadas avaliações técnicas nas residências a fim de identificar eventuais problemas nas estruturas. Como parte das estratégias, a partir desta segunda-feira, 4, serão desenvolvidas campanhas educativas para alertar a população sobre as doenças mais comuns nesse momento.

“Como parte dessa estrutura nós também disponibilizamos uma equipe do Gefron e um drone para reconhecimento aéreo, que servem para subsidiar os relatórios da defesa civil que são enviados para Brasília, e que nos auxiliam na tentativa de receber recursos federais. Portanto, a Sejusp não se faz só presente como representante do governo do Estado, mas também com essa estrutura do Grupo Especial de Fronteiras”, destacou o comandante.