• natashapereirabian

Educação: Prefeitura formará 260 docentes em novas práticas pedagógicas

de docentes inicia nesta segunda-feira, 7 de março e encerra na próxima quinta-feira, 10 de março de 2022.

A prefeitura de Marechal Thaumaturgo por meio da Secretaria Municipal de Educação, dá início nesta segunda-feira, 7, no programação de Formação dos docentes da rede municipal de ensino thaumaturguense da zona rural.

A formação acontece na escola Maria Ferreira do Vale e no total serão 260 professores que participarão do evento, que encerrará na quinta-feira, 10 de março de 2022. Nos dois primeiros dias, 7 e 8, dos docentes receberão a formação e nos dois últimos, 9 e 10, orientações pedagógicas.

O tema deste ano é Volta ao Novo, programa que visa desenvolver competências socioemocionais com 5 (cinco) macrocompetências que são consideradas fundamentais para o desenvolvimento pleno de todos, são elas:

1. Resiliência emocional;

2. Amabilidade;

3. Abertura ao novo;

4. Engajamento com os outros;

5. Autogestão.

A formação será desdobrada ainda em 17 competências socioemocionais, fundamentais para a educação integral e o desenvolvimento pleno de crianças, jovens e educadores.

prefeito Isaac Pyiãko acompanhado do vice-prefeito Valdélio Furtado e do Secretário Municipal de Educação, Eclínio Furtado , prestigiaram o início do evento e desejaram uma boa formação a todos os docentes.

"Quero desejar a todos os docentes uma excelente formação, serão quatro dias de muita troca de conhecimentos, compartilhamento de boas práticas e de muito crescimento profissoinal e pessoal, aproveitem bastante e vamos melhorar ainda mais a educação das nossas crianças e jovens, conto com vocês" desejou o chefe do executivo.

O prefeito também destacou as inúmeras conquistas e investimentos realizados durante o seu primeiro e segundo mandato na área, destacou o processo seletivo simplificado para contratação de professores ocorrido em 2021 e o pagamento do maior abono salarial da história do município em dezembro do ano anterior.

Já O vice-prefeito destacou que os professores são exemplos para os estudantes e que mudam o mundo. "Vocês são peça chave, fundamental para o ensino-aprendizagem das crianças e jovens, futuro do país, desejo uma excelente formação a todos" pontou.

O secretário Eclínio, aproveitou para frisar o apoio e os investimentos que o prefeito tem dado a educação thaumaturguense e informou que a formação dos professores deve ser constante dentro da estratégia de aperfeiçoar os saberes necessários à atividade dos educadores, ampliando a capacidade do aluno de aprender e do professor de ensinar. "Mais do que nunca, o educador deve se manter atualizado e bem informado não apenas em relação aos fatos e acontecimentos, mas, principalmente, em relação à evolução das práticas pedagógicas e às novas tendências educacionais. Um fator fundamental que não podemos deixar de orientar e falar é o socioemocional, especialmente nesse momento de pandemia que já dura quase 3 anos e que mudou muito a forma de interação entre discente e docente" pontou o gestor da educação.

Os professores estão empolgados com o evento, e durante quatro dias, estarão imersos num mundo de aprendizado e trocas de boas práticas e conhecimentos sobre novas práticas pedagógicas e formas de ensinar neste momento de pandemia, com os recursos disponíveis.