Debaixo de uma arvore; uma impactante e poderosa roda de conversa sobre juventude e o futuro

Um dos momentos mais marcante do primeiro Intercambio Jovem, Cultural e Esportivo idealizado e promovido pela gestão do primeiro prefeito indígena de nosso município - prefeito Isaac Piyãko - através do COMJUVE; foi com certeza, a Roda de Conversa sobre o tema “Juventude e o Futuro” - realizada debaixo de uma arvore - na Aldeia Apiwtxa, terreiro dos anfitriões Sr. Antônio Piyãko e Dona Pity,

Um momento que fazia parte do cronograma, mas que se revelou impactante, intrigante e reflexivo, além do imaginado ou esperado. Logo exposto o tema global do movimento IYD Brasil - proposto pela ONU - “ A Inovação Jovem Para a Saúde Humana e do Planeta”, o líder Ashaninka Moisés Piyãko, pediu a palavra e falou sobre o papel da juventude no futuro e para o futuro, levantou indagações, instigou reflexões. Falou o que cada jovem precisava ouvir, necessitava ouvir.

Fala brilhantemente reforçada no discurso gestor maior do município - também indígena Ashaninka Prefeito Isaac Piyãko; para ser a juventude do futuro, é preciso trabalhar o presente, capacita-los, oportuniza-los e treina-los para seres líderes fortes, corajosos, determinados e empreendedores! E é isso que sua gestão está fazendo para que a juventude thaumaturguense (da cidade, da Resex, dos povos indígenas e dos assentamentos) sejam donos e protagonistas de seu futuro!

O mesmo sentimento se mostrou expresso na roda de conversa na Aldeia Novo Destino, agora não mais debaixo de uma arvore, mas dentro do Cupxal - um lugar especial para a Aldeia. Não há juventude do futuro, não haverá líderes do futuro se os jovens dos presentes não foram capacitados, treinados e oportunizados. Os primeiros passos já foram dados, mas ainda há muito o que se caminhar!

Palavras que hora e outra ecoavam nas rodas de conversas informais do grupo de jovens vindo da cidade, idealizando empreendedorismo, consciência ambiental, protagonismo e liderança.

Uma semente foi plantada. E breve germinará - cabe agora cuidar para que venha dar bons frutos!