Carreta inicia oficialmente as ações do programa busca ativar escolar (BAE) no ciclo 2021/2021 em Marechal Thaumaturgo.

A administração dos filhos de Marechal Thaumaturgo; prefeito Isaac Piyãko e vice Valdélio Furtado através da pasta da educação - secretário Eclínio Furtado, realizou na última sexta-feira, 30/07, uma grande atividade/carreata iniciando oficialmente as atividades do Busca Ativa Escolar no município para o ciclo 2021/2024.

A carreata teve concentração na praça municipal Odom do Vale (centro) e passou por todas as escolas da rede municipal de ensino do perímetro urbano, contando com a participação de seus profissionais (direção e professores).

A notável ação contou com diferentes profissionais da classe da educação, secretários municipais, membros do legislativo municipal e demais órgãos que integram a intersetoriedade do referido programa. A mesma findou no mesmo local de concentração com as falas do secretário Municipal de Educação, Prof. Eclínio Furtado e do prefeito em exercício Valdélio Furtado.

BUSCA ATIVA ESCOLAR - FORA DA ESCOLA NÃO PODE, MESMO QUE A ESCOLA ESTEJA EM OUTROS FORMATOS!

O programa Busca Ativa Escolar (BAE) foi aderido pela gestão municipal no ciclo 2017/2020, e readerido novamente no ciclo 2021/2024. O mesmo integra as ações do Programa Selo UNICEF, aonde o município de Marechal Thaumaturgo é uma das 04 (quatro) municipalidades acreanas que lograram êxitos na última edição e conquistaram o tão almejada certificação e reconhecimento internacional dado pelo Fundo das Nações Unidas Para Infância - UNICEF.

O Programa Busca Ativa Escolar foi desenvolvido pela UNICEF em parceria com a Undime, Congemas e Conasems. Por meio do mesmo municípios e estados tem dados concretos que possibilitam planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para garantia de direitos de meninas e meninos.

O BAE reúne representantes de diferentes áreas (educação, saúde, assistência social, conselhos, etc), fortalecendo dessa forma a rede de proteção. Cada órgão e profissional tem um papel especifico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescentes fora da escola ou em risco de abandono, até a tomadas das providencias necessárias para o seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua pré-matricula e sua permanência na escola.