top of page
  • Foto do escritorPref Marechal Thaumaturgo

115 anos de história e 27 de emancipação, o melhor presente é viver aqui

Localizado no extremo norte do Brasil, no seio da floresta Amazônia, fazendo fronteira internacional com o Peru, Marechal Thaumaturgo - o município das belezas naturais, dos povos indígenas, dos ribeirinhos, dos seringueiros, dos produtores rurais, o município que foi palco do último capítulo da Revolução Acreana, que lutou para ser acreano e brasileiro, celebrou no último dia 05 de novembro seus 27 (vinte e sete) anos de emancipação política e administrativa e os seus 115 (cento e quinze) anos de história.



E para celebrar essa tão importante data, a gestão do Prefeito Isaac Piyãko e vice Valdélio Furtado; proporcionou aos munícipes thaumaturguenses e visitantes, três dias de festividades, voltadas os mais diversos segmentos: esporte, cultura, religiosidade, alvorada, desfiles cívicos e shows musicais.


Festividades que concentraram nos seus referidos locais de realização (estádio Arena Thaumaturgo, Ginásio Poliesportivo Raimundo Bezerra Frota e Praça Municipal Odom do Vale) milhares de thaumaturguenses e visitantes, das mais diversas faixas etárias de idade; os quais se confraternizaram, se socializaram e muito se divertiram através das diversas atividades realizadas durante os três dias de festa (dia 03 ao dia 05/11)


ESPORTE E NOITE RELIGIOSA MARCAM O 1º DIA DE FESTA.


As atividades que celebram os 27 (vinte e sete) anos de emancipação política e administrativa de Marechal Thaumaturgo, assim como os seus 115 (cento e quinze) anos de história tiveram início oficialmente na manhã de domingo, 03/11, no Estádio Arena Thaumaturgo com a realização de um grande Torneio de Futebol Masculino, com a participação de 30 (trinta) equipes, representando o futebol da sede e da zona rural. O grande campeão saiu no final da tarde, sendo da zona rural, baixo Juruá – a equipe Florenço da Villa Oriente. No dia anterior, sábado (02/11) foi disputado também o Torneio Feminino, com a participação de 14 (quatorze) equipes – também representando o futebol da sede e da zona rural, do qual a equipe Família (da sede do município) saiu como a grande campeã.


Porém, o ponto alto do primeiro dia de festividade em comemoração a mais aniversário de nossa tão querida municipalidade, foi com certeza a “Noite Religiosa”, atividade realizada na Praça Municipal Odom do Vale, com início às 19h15min, com a presença de um grande público.


Representantes de 03 (três) instituições religiosas: Assembleia de Deu – Pastor João Fernandes de Queiroz, Igreja Católica São Sebastião Irmã Mariana e Francisco Braz Rodrigues e, Igreja Muralha de Fogo, Pastor Marcos Almeida trouxeram suas palavras às centenas de presentes; pregando a união, a paz e a fraternidade. E também o gestor maior do município Prefeito Isaac Piyãko, que falou da importância da participação das instituições religiosas nas festividades do aniversário de Marechal Thaumaturgo, já que são elas o pilar de uma sociedade justa e pacifica. Agradeceu a presença de todas e parabenizou seus notáveis trabalhos na área social do município.


Festividade que foi composta ainda de Louvorzão feitos por bandas e membros das referidas instituições religiosas, dentre os quais: Ministério de Música – Banda Baluartes, cantora Flávia e Felipe Paiva da Igreja Assembleia de Deus de Marechal Thaumaturgo e também Louvorzão da Igreja Católica São Sebastião.


Noite que foi encerrada com o grande e marcante show do Cantor Ulisses e Banda de Cruzeiro do Sul – Acre, que fez uma apresentação especial, com músicas Gospel de adoração, renovação, fé, esperança e devoção ao cristo salvador.


NOITE CULTURAL E COPA DE VOLEIBOL SÃO AS ATRAÇÕES DO 2º DIA DE FESTIVIDADES.


O segundo dia de festa teve início pela parte da tarde, do dia 04/11, a partir das 14h00min no Ginásio Coberto Raimundo Bezerra Frota cm a primeira Fase da Copa Thaumaturgo de Voleibol, a qual definiu as equipes SPORT BOYS e VOLLEY CF7 como as grandes finalistas. Na ocasião houve também a grande Final do Campeonato Thaumaturguense de Futsal Feminino 2019, final entre as equipes THAUMATURGUENSE e VITÓRIA FC, confronto do qual a equipe THAUMATURGUENSE saiu vencedora pelo placar de 04 a 01, se consagrando o Campeão Thaumaturguense de Futsal Feminino do Ano de 2019.


Atividades do dia que encerraram pela parte da noite, na praça municipal Odom do Vale, a partir das 18h30min com a realização de uma noite cultural – apresentações artísticas (músicas, teatros, fanfaras, outros), dentre as quais: Igreja Adventista do 7º Dia – Apresentando Uma Ordem Unida, cantores Fred Lima e Bruno Paiva, grupo de Dança “Jovens da Arte”, apresentação Dupla Tiago Alves e José Maria, apresentação do Trio Yorenka (Tonhão, Rainny e Zé Kuntanawa), cantor Paulo da Pisadinha, reapresentação das Finalistas do Concurso Miss Fest Feijão 2019, cantor Rafael Nascimento, apresentação Cantor José Bálax e apresentação trio Forrozeiro do Forró de Porto Walter.


ALVORADA, MARATONA, ESPORTE, DESFILES CÍVICOS E SHOWS MUSICAIS DÃO NÚMEROS FINAIS FESTIVIDADES EM COMEMORAÇÃO DE MAIS UMA ANIVERSÁRIO DE MARECHAL THAUMATURGO.


O último dia das festividades que celebraram e comemoram os 27 (vinte e sete) anos de Emancipação Política e Administrativa de Marechal Thaumaturgo, assim como também os 115 (cento e quinze) anos da conquista do seu território findaram-se com a realização de atividades cívicas, esportivas desfiles e shows musicais.


As atividades as quais foram realizadas na última quarta-feira, 05 de novembro, tiveram início as 05h00min da manhã na Praça Municipal Odom do Vale, com a realização da tradicional Alvorada (queima de fogos, hasteamento de pavilhão e entoamento de hinos pátrios), que contou ainda com Desfiles do Exército Brasileiro – 61º Bis, Destacamento Especial de Fronteira Thaumaturgo de Azevedo, e um café da manhã servido a todos os presentes, acompanhado de um bolo em comemoração ao aniversário de Marechal Thaumaturgo.


Finda as ações da Alvorada, iniciou-se as atividades esportivas – primeiro com a Maratona e depois no Ginásio Poliesportivo Raimundo Bezerra Frota, as quais tiveram início as 08h00min da manhã. Atividades que se deram través de Desafios Intermunicipais de Futsal Sub 18, entre as equipes Sport Boys de Marechal Thaumaturgo e Amantes Jr de Porto Walter – vencedora do desafio. Também teve a grande final da Copa Thaumaturgo de Voleibol 2019, da qual a equipe Sport Boys se consagrou pentacampeão. E fechando as atividades esportivas deu-se a grande Final do Campeonato Thaumaturguense de Futsal 2019, entre as equipes SPORT BOYS e THAUMATURGUENSE, final da qual a equipe SPORT BOYS se consagrou HEXA CAMPEÃO THAUMATURGUENSE DE FUTSAL.


As 17h00min na Praça Municipal Odom do Vale foi à vez dos Desfiles Cívicos com a participação de Escolas (municipais e estaduais), Secretarias Municipais (educação, saúde e assistência Social), Igreja Assembleia de Deus e Adventista do Sétimo (Clube Desbravadores Jaspe), Fanfarras e Sindicato dos Moto Taxista. Instituições que trouxeram suas homenagens em belos, marcantes e aplausível desfiles que homenagearam os 115 anos da história de nossa querida municipalidade assim como os 27 anos de sua Emancipação Política e Administrativa.


Desfiles que foram abertos com ato cívico de hasteamento de pavilhões e entoamento do hino municipal, acompanhado das falas do Secretário Municipal de Educação Eclínio Furtado, vice-prefeito Valdélio Furtado e do gestor maior do município Prefeito Isaac Piyãko que trouxe uma mensagem de gratidão aos servidores públicos municipais, forças policias, instituições religiosas, ribeirinhos, trabalhadores autônomos... A todos thaumaturguense que somam e muito contribuem por uma Marechal Thaumaturgo cada vez melhor e mais digna de se viver e morar! Dispositivo de honra que foi composto também pelos membros do legislativo municipal, secretários municipais, forças policiais e convidados de honra.


Os desfiles foram realizados na seguinte ordem: Secretaria Municipal de Educação, Escola Maria Lencisa Elias Pinheiro, Escola Francisco Gernilan Gomes de Almeida, Escola Maria Luzia Elias dos Santos, Escola Manoel Rodrigues de Araújo, Escola Maria Ferreira do Vale, Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, Clube de Desbravadores Jaspe, Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Núcleo da Secretaria Estadual de Educação, Escola Elvira Ferreira Gomes e Escola Justiniano de Serpa. Desfiles que foram, encerrados com a apresentação de Fanfarras e Corpo de Balizas: Fanfarra da Escola Elvira – BANEFG e Fanfarra da Escola Justiniano de Serpa – BAMASERPA.


As festividades que foram findadas com shows musicais de bandas e cantores locais, sendo encerrados com o grande show da dupla Delly e Pedrina (as coleguinhas do Acre) e Banda Delírios que levou os milhares de presentes a dançarem e se divertiram até as primeiras horas do dia seguinte.


PREFEITO ISAAC PIYÃKO E O VICE VALDÉLIO FURTADO: UMA GESTÃO QUE ESTÁ ESCREVENDO UM NOVO CAPÍTULO NA HISTÓRIA DESSA ÚLTIMA MUNICIPALIDADE BRASILEIRA.


Um indígena e um ex-serrador que através da educação chegaram a profissão de Professor e posteriormente ascenderam ao cargo de gestores maiores de um município necessitado de um trabalho planejado, compromissado e responsável.


Chegaram a administração pública municipal vencendo inúmeros desafios, preconceitos, acusações e infâmias. Realidade que não mudou; depois dos mesmos já estarem como gestores maiores dessa municipalidade brasileira. Mas a resposta tem sido dada com muito trabalho e benfeitorias que o povo thaumaturguense, por anos, sempre esperou e necessitou.


A gestão do primeiro prefeito indígena de Marechal Thaumaturgo e do estado do Acre – Isaac Piyãko tem levado o município de Marechal Thaumaturgo a um novo tempo... Tempos de trabalho sério, que levam o progresso e a prosperidade desse recanto de Acre e de Brasil tão querido e amado pelos seus habitantes. Um trabalho que já deixa seu legado, seja ele na sede ou na zona rural, pelas inúmeras benfeitorias já almejadas.


Pagamentos de servidores, serviços prestados e fornecedores em dia, investimentos em obras de infraestrutura como jamais visto e uma aplausível articulação política e parceria com órgãos estaduais e federais, para trazer a essa municipalidade benfeitorias que o thaumaturguense tão ansiava e necessitava – como por exemplo o posto do INSS.


O slogan da festa que celebrou mais uma aniversário de nossa querida Thaumaturgo “O melhor presente é viver aqui”, é resultado em grande parte do notável trabalho desenvolvido ao longo dos três últimos anos por esses dois thaumaturguenses, dos verdadeiros filhos daqui, desse município de uma história tão rica, inscritos por homens e mulheres de fibras, que agora tem continuidade na administração de nossos gestores Prefeito Isaac Piyãko e vice Valdélio Furtado.


Galeria de foto


Por: Cleudon França.

Registros Fotográficos: Cleudon França, Cleonilton Santos e Paulo Amorim.

0 comentário
bottom of page