Programa SELO UNICEF realiza ações em diversas áreas no município de Marechal Thaumaturgo

As ações do Programa do Selo UNICEF edição 2017/2020 – uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas Para Infância (UNICEF), se findaram no último dia 30 de junho – com exceção do Programa Busca Ativa Escolar que se estende até o dia 31 de outubro.

Foram mais de 55 (cinquenta e cinco) ações/atividades realizadas nas mais diversas áreas no município de Marechal Thaumaturgo: educação, saúde, assistência social, proteção, redução de desigualdades e garantia de direitos; que impactaram diretamente na vida de centenas de crianças e adolescentes, conformes os dados do relatório de meio período enviado pela UNICEF nos últimos dias.

O programa de abrangência nacional e internacional foi aderido pela atual gestão administrativa nos primeiros meses de administração, o qual seguiu todos os rigorosos passos do plano ação de ação, que foi encerado no último dia 30/06.

E os resultados positivos já são colhidos – alguns, muito além das expectativas, conforme demostram o então relatório de meio período enviado pela coordenação nacional do referido programa. Dados e estatísticas que foram retirados dos órgãos oficiais e majoritários: como os ministérios da saúde, educação e Desenvolvimento Social.

Dos 12 (doze) indicadores trabalhados pelo programa, o município de Marechal Thaumaturgo, simplesmente melhorou a metade, em 06 (seis) indicadores, que agora ficam dentro da média nacional. Indicadores dentre os quais: percentual de crianças com registro civil (de 87% para 94%), percentual de crianças beneficiadas pelo BPC que estão na escola (de 39% para 40%), percentual de gravidez na adolescência (de 2,8% para 2,1%), percentual de óbitos de mulheres investigados (de 96% para 100%), taxa de distorção idade-série (de 52% para 48%), e percentual de crianças com cobertura vacinal adequada para tríplice viral D1 (de 75% para 93%). Quantidades de indicadores que ainda podem aumentar, tendo em vista que falta os dados das ações realizadas no ano de 2019, o qual teve a maior parte das ações trabalhadas.

As tantas ações que resultaram na significativa melhoria da metade dos indicadores sociais trabalhados pelo referido Programa; foram realizadas de forma Intersetorial pela Articulação e Mobilização do Programa no Município, pelo Núcleo de Cidadania e de Adolescentes (JUVA) e sobretudo pelas as Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde – aonde, embora em algum determinado momento, tenho faltado com a devida atenção com tarefas especificas; as secretarias municipais muito somaram, deram apoio e suporte, assim como estiveram na linha frente das inúmeras políticas públicas voltadas as crianças e adolescentes ao longo de toda a caminhada da então iniciativa.

O programa se findou; mas já deixa um inestimável legado para o município de Marechal Thaumaturgo. Muito se foi feito, promovido, desenvolvido e realizado! Um notável trabalho que deixa uma grande contribuição na formação cidadã e na garantia de direitos de nossa geração presente de crianças, adolescentes e jovens – meninos e meninas que antes eram excluídas e esquecidos e que agora estão no centro de uma agenda com políticas públicas especificas e de qualidade.

Legado construído graça a visão e o envolvimento dos Gestores Majoritários do Município com a referida iniciativa de cunho global; os quais tantas vezes, convocaram e participaram de reuniões, articularam parcerias, cobraram resultados, deram apoio e condições para que as ações chegassem ao maior número de crianças, adolescentes e jovens possíveis. O Programa Selo UNICEF 2017/2020 deixa um inestimável legado no que se refere a consolidação dos direitos das crianças e adolescentes, além do alcançar crianças e adolescentes excluídos e vulneráveis; melhoria nas qualidades das políticas públicas já existentes; prevenção e enfrentamento as formas extremas de violência contra crianças e adolescentes e promoção a participação da comunidade, especialmente de adolescentes – como o Núcleo de Cidadania de Adolescentes – Grupo JUVA, um dos grandes protagonistas desta então edição do Selo UNICE no Município de Marechal Thaumaturgo.

Por: Cleudon França – Assecom/PMMTH. Registros Fotográficos: Cleudon França – Assecom/PMMTH.