Prefeito participa de Encontro e ressalta a importância do trabalho das parteiras tradicionais

O prefeito Isaac Pyãko, prestigiou a abertura do Encontro da Associação de Parteiras Tradicionais da Floresta de Marechal Thaumaturgo e ressaltou a importância do trabalho das parteiras tracionais e os 19 anos de plena ativa em defesa dos direitos sociais da Associação.

O prefeito assumiu o compromisso de apoiar a associação e destacou que as práticas tradicionais existem há séculos e elas precisam ser valorizadas. "As parteiras trabalham diretamente com as populações ribeirinhas, indígenas e com a promoção da saúde dessas mulheres, então, apoiá-las nesse trabalho tão importante, é essencial”, afirmou. "Vocês tem meu apoio, vou tentar viabilizar junto a Secretaria Municipal de Saúde, kits básico de apoio ao parto a vocês", pretende o gestor municipal.

O trabalho que vocês realizam é muito importante, fundamental, vocês são mulheres guerreiras, detém um grande conhecimento sobre o trabalho de parto e nascimento domiciliar assistido, enfrentam, sol, chuva, dia e noite para atender aos chamados da população, especialmente as comunidades isoladas do nosso município, destacou o prefeito, lembrando que quando criança, sua mãe que também era parteira não tinha horário para sair de casa para atender aos chamados.

Por fim, o prefeito conversou com as parteiras, ouviu diversas histórias de superação e as cumprimentou, ressaltando o importante trabalho na preservação da vida.