Marechal Thaumaturgo foi um dos três municípios do Acre que receberam o Selo UNICEF

O Selo UNICEF é um reconhecimento internacional prestado aos municípios pelos bons resultados apresentados nos âmbitos da Saúde, Educação, Assistência Social, Conselho Municipal da Criança e Adolescente, entre outros. O resultado foi divulgado em live pelo embaixador da UNICEF no Brasil, Renato Aragão, o Didi.

O município de Marechal Thaumaturgo foi um dos três municípios do estado do Acre que receberam o Selo UNICEF fruto de um trabalho conjunto da atual gestão e toda a sua equipe e servidores municipais.

Inicialmente, todos os vinte e dois municípios do Acre aderiram ao selo, mas oito desistiram, devido às dificuldades em cumprir as metas. Dos dezesseis municípios que permaneceram, apenas três foram vencedores. Cruzeiro do Sul e Rio Branco não alcançaram as metas para o reconhecimento do selo.

As ações foram desenvolvidas durante quatro anos pela gestão do prefeito reeleito Isaac Pianko (PSD); por meio das Secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde, e pelo Núcleo de Adolescente, tendo como parceiro o Conselho Municipal da Criança e Adolescente e o Conselho Tutelar. Os trabalhos no município foram coordenados por Cleudon França, Márciane Gomes e pelo núcleo de cidadania de adolescente – Grupo JUVA.

O Selo é o reconhecimento de que o município desenvolve políticas públicas de qualidade para crianças e adolescentes.

Segundo o Cleudon França, 127 ações relacionadas à saúde, educação e ao trabalho social foram desenvolvidas pela prefeitura durante essa período.

Uma das ações foi a identificação do número de crianças e adolescentes, em idade escolar, que estavam fora da escola. Por meio de ações afirmativas, o município conseguiu resgatas mais da metade dos sujeitos e inseri-los novamente no ambiente escolar por meio de matrícula. Oportunizando assim, o direito à Educação.

O Selo UNICEF é uma estratégia para fortalecer as políticas públicas e reduzir as desigualdades que afetam as vidas de crianças e adolescentes brasileiros que vivem na Amazônia e no Semiárido.

O trabalho começa com a adesão do município ao Selo UNICEF; momento em que o município se compromete a realizar uma série de ações para melhorar seus indicadores e reduzir as desigualdades.

Cada ciclo do Selo UNICEF dura quatro anos, coincidindo com a gestão das prefeituras. Ao final desse período, os municípios que alcançam as metas recebem o Selo UNICEF; sendo reconhecidos internacionalmente por seus resultados em prol das crianças e dos adolescentes.