Isaac Piyãko toma posse para segundo mandato como prefeito de Marechal Thaumaturgo

O professor ashaninka Isaac Piãnko tomou posse nesta sexta, 1º de janeiro de 2021 para o segundo mandato consecutivo como prefeito de Marechal Thaumaturgo, no vale do Juruá. A cerimônia de posse aconteceu na câmara de vereadores com número limitado de participantes presentes.

Isaac pediu cautela e responsabilidade com relação à pandemia, evitando aglomerações, seu pai, o líder indígena Antônio Piãnko, esteve internado na UTI por 15 dias acometido pelo COVID. Com pequena estrutura de saúde e acessível somente de barco ou avião do Hospital do Juruá, deter o avanço da pandemia no município é uma preocupação prioritária do prefeito.

“Estamos há um ano nessa luta. Podemos ter complicações se não soubermos respeitar o momento, nos colocando em situação de risco com as aglomerações”, disse.

Isaac agradeceu aos apoios obtidos durante a campanha e ao seu povo ashaninka do rio Amônia, onde obteve 100% dos votos, Isaac fez um agradecimento na língua ashaninka.

Em seu discurso de posse, o prefeito Isaac destacou a necessidade de responsabilidade com os recursos municipais e ser realista quanto à execução orçamentária.

“O compromisso do gestor com o povo é fazer uma boa distribuição dos recursos públicos, fazer o que dá, o que não dá, temos de ser reais, mas devemos direcionar e distribuir de forma correta. Fazer gestão com responsabilidade”.

Isaac também expressou o desejo de promover uma restruturação da educação no município de modo a melhorar a qualidade do ensino.

“A primeira parte, emergencial, a gente cumpriu: pagar servidor, merenda, transporte em dia. Agora podemos fazer a parte de estruturar melhor a qualidade de ensino através de um debate qualificado em torno dos melhores planos de ensino para nossa juventude, porque tivemos momentos difíceis durante o período da pandemia. Ainda não vai ser fácil fazer o início das aulas presenciais, mas acredito que podemos fazer um debate em torno de um acompanhamento logo que começar as aulas“.

Sobre a saúde, ponto sensível durante a pandemia, Isaac falou em chamar governo do estado e federal para assumirem suas responsabilidades. “Devemos ter parceiros, mas cada um cumprir com suas obrigações, assim nos fortalecemos melhor”.

No setor de produção, Isaac falou sobre programas de piscicultura e na busca de empresas como parceiras para compra da produção. Prefeito também externou sua intenção de fazer mais ações nas pequenas e grandes comunidades da extensa zona rural do município.