Prefeito Isaac Piyãko participa das comemoração do 27º aniversário de Demarcação da Ti Ashaninka, história que ele ajudou a construir.

“O anfitrião que há 03 anos participa de uma das maiores e mais tradicionais festas do nosso estado, como convidado ilustre e, líder não só de seu povo, mas também de toda uma municipalidade”!

Tantas vezes como anfitrião; porém, há 03 (três) anos como convidado mais ilustre de umas das maiores e mais tradicionais festas culturais de nossa região e do nosso estado – 27º Aniversário de demarcação da Terra Indígena Ashaninka do Rio Amônia – Aldeia Apiwtxa.

Estava entre seus e com os seus. Estava em casa, com seu povo e com sua família! Estava não só mais como um dos líderes de seu povo, mas também como líder de um canto e recanto de Acre e de Brasil que lhe confiou seu destino por 04 (quatro) anos.

O primeiro prefeito indígena de Marechal Thaumaturgo e do Estado do Acre – Isaac Piyãko viveu momentos especiais de celebração, de confraternização, de alegria e conexão com a mãe natureza. Acompanhou e vistoriou as obras realizadas pelo poder público na referida comunidade, como construção de escada, cozinha escolar e os trabalhos de recadastramento biométrico realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral que estava ocorrendo na Aldeia.

Festa que ele tantas vezes ajudou organizar e há três anos participa como autoridade maior de nosso município. Festa para celebrar uma conquista de direitos e de liberdade de um povo tantas vezes discriminados e outras tantas vezes subjugado. Um povo que se tornou exemplo e inspiração para o Brasil e para o Mundo.

Uma festa para celebrar uma conquista obtida com muita luta! Uma festa para celebrar a vida a natureza! Uma festa de povos diferentes – brasileiros, europeus, índios e não índios! Uma festa de cores, ritmos, músicas e muita alegria! Confraternização que foi encerrada com a festa da Piyarentsi (Caiçuma) a qual tradicionalmente encerra a celebração e se estende por até dois ou mais dias.

Estiveram presente também na grande festa de celebração, junto do Prefeito Isaac Piyãko o vice Valdélio Furtado, a primeira Dama e Secretaria de Assistência Social, Secretário municipal de Educação, Cultura e Desportos – Professor Eclínio Furtado, dentre outros colaboradores da gestão.

Por: Cleudon França.

Registro Fotográficos: Cleudon França.