• Pref Marechal Thaumaturgo

Uma das mais belas festas culturais do Estado, o povo Ashaninka do Rio Amônia

Uma das mais belas festas Culturais do Estado. O povo Ashaninka do Rio Amônia comemoram o 27º aniversario de demarcação de seu território.


“Uma festa de cores, músicas e alegria! Uma data para celebrar as conquistas de direitos e de território de um povo que é modelo de organização e resistência pra o Brasil e para o mundo”.



Os Ashaninkas não são um simples objeto da história ocidental... É um povo orgulhoso de sua cultura, movido por um sentimento agudo de liberdade, prontos a morrer para defender seu território e pelo que acreditam, e é isso que se vê anualmente em umas das mais belas festas Culturais do Estado: A Festa do Aniversário da Demarcação de Terra Apiwtxa dos Ashaninkas do Rio Amônia – conquista que no referido ano fez-se 27 (vinte e sete) anos.


A grande festa recebeu indígenas de outras etnias do município, do estado e até fora dele. Também marcaram presença europeus e americanos – em maior parte estudiosos, cientistas, ambientalistas e artistas que acompanham o trabalho desenvolvidos pelos Ashaninkas de Marechal Thaumaturgo.