• Pref Marechal Thaumaturgo

Uma das mais belas festas culturais do Estado, o povo Ashaninka do Rio Amônia

Uma das mais belas festas Culturais do Estado. O povo Ashaninka do Rio Amônia comemoram o 27º aniversario de demarcação de seu território.


“Uma festa de cores, músicas e alegria! Uma data para celebrar as conquistas de direitos e de território de um povo que é modelo de organização e resistência pra o Brasil e para o mundo”.



Os Ashaninkas não são um simples objeto da história ocidental... É um povo orgulhoso de sua cultura, movido por um sentimento agudo de liberdade, prontos a morrer para defender seu território e pelo que acreditam, e é isso que se vê anualmente em umas das mais belas festas Culturais do Estado: A Festa do Aniversário da Demarcação de Terra Apiwtxa dos Ashaninkas do Rio Amônia – conquista que no referido ano fez-se 27 (vinte e sete) anos.


A grande festa recebeu indígenas de outras etnias do município, do estado e até fora dele. Também marcaram presença europeus e americanos – em maior parte estudiosos, cientistas, ambientalistas e artistas que acompanham o trabalho desenvolvidos pelos Ashaninkas de Marechal Thaumaturgo.


O grandioso evento se estendeu por cerca de 05 (cinco) dias, e, englobou diversas atividades, tais como: Torneios de Futebol, Torneio de Flecha, Cabo de Guerra, Corridas, concurso de pintura de rosto, cabo de guerra, dentre muitas outras. Festividade que foram encerradas com a festa da PIYARENTSI (caiçuma), com início as 5hs da manhã do dia 24/06 e se estendeu até o cair da noite do dia 25/06.


É uma grande festa, de fortes demonstrações culturais e tradicionais... Uma festa de celebração da vida, sem distinção de “brancos” e “não brancos”, de raça, de etnia... Uma festa de agradecimento por tudo que do sentido a existência humana na terra. Uma festa de conexão com a natureza... Uma conexão que palavras não conseguem definir e somente a vivencia.


UM FILHO QUE HÁ 03 ANOS RETORNA COMO GESTOR MAIOR DO MUNICÍPIO


Tantas vezes como anfitrião; porém, há 03 (três) anos como convidado mais ilustre... Estava entre seus e com os seus. Estava em casa, com seu povo e com sua família! Estava não só mais como um dos líderes de seu povo, mas também como líder de um canto e recanto de Acre e de Brasil que lhe confiou seu destino por 04 (quatro) anos.

Festa que ele tantas vezes ajudou organizar e há três anos participa como autoridade maior de nosso munícipio. Festa para celebrar uma conquista de direitos e de liberdade de um povo tantas vezes discriminados e outras tantas vezes subjugado. Um povo que se tornou exemplo e inspiração para o Brasil e para o Mundo.


O primeiro prefeito indígena de Marechal Thaumaturgo e do Estado do Acre – Isaac Piyãko viveu momentos especiais de celebração, de confraternização, de alegria e conexão com a mãe natureza. Acompanhou e vistoriou as obras realizadas pelo poder público na referida comunidade, como construção de escada, cozinha escolar e os trabalhos de recadastramento biométrico realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral que estava ocorrendo na Aldeia.


Galeria de foto


Por: Cleudon França. Registros Fotográficos: Cleudon França.

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO (SIC)

Prefeitura de Marechal Thaumaturgo

CNPJ 84.306.463/0001-76

Rua V de Novembro, 115

Praça Odon Vale, CEP 69983-000

Marechal Thaumaturgo


E-mail:
 ouvidoria@marechalthaumaturgo.ac.gov.br

Fone: (68) 3325 - 1092

 

Segunda a Sexta: 7:00 as 13:00  

  • Facebook | Marechal Thaumaturgo
  • YouTube | Marechal Thaumaturgo
  • Webmail Corporativo

NAVEGAÇÃO

Município

- Hino e Símbolos
- Pontos Turísticos
- Galeria de ex-prefeito

Servidor Público

- Concursos
- Contracheque Online

Políticas (LGPD)

- Política de Privacidade

- Acessibilidade + Digital

Receber informações

Copyrigth Decorp. Todos os direitos reservados.