Marechal Thaumaturgo Comemora 26 Anos de Emancipação e 114 Anos de História

Aqui, nas confluências das águas do Rio Juruá com o Rio Amônia se escreveu o ultimo capitulo da Revolução Acreana, quando, no dia 05 de novembro de 1904, audazes militares e civis brasileiros liderados ordenados por Thaumaturgo Gregório de Azevedo e liderados pelo Capitão Francisco D’Ávila e Silva derrotavam tropas peruanas que tentavam se apossar das terras da Foz do Rio Breu até a Foz do Rio Amônia.

A cidade e o Município de Marechal Thaumaturgo só vieram existir oficialmente muitos anos depois, em especifico no dia 28 de Abril de 1992 – com instalação no dia 01 de Janeiro de 1993. História e fato que faz desse recanto de Brasil umas das mais antigas cidades do Acre, por direito histórico – quase da mesma idade de Cruzeiro do Sul e Sena Madureira.

Hoje, passado mais de um século do histórico conflito armado, o Thaumaturguense muito se orgulha de sua história – de ter lutado para ser acreano, assim como o Acre lutou para ser território brasileiro.

Das poucas dezenas de habitantes das terras do antigo Seringal Minas Gerais, hoje já somos milhares de dezenas; mais de 17.987 habitantes, que muito se orgulham e se vangloriam de morar no único município do estado do Acre com a presença de 05 etnias indígenas diferentes – sendo exemplo de politicas sustentáveis e preservação do meio ambiente para o Brasil e para o mundo. E muito mais nos orgulharmos ter iniciado em terras Thaumaturguense o maior legado de Chico Mendes – as reservas extrativistas; aqui em 1990, foi criada a primeira Reserva Extrativista do Brasil – A Reserva Extrativista do Alto Juruá!

E a história segue sendo inscrita... Uma história bonita que continua sendo construída e inscrita, nesse pedaço de terra – encontro das águas do Juruá com as águas do Amônia, pelos filhos, netos e bisnetos que aqui estiveram há 114 anos.

As Festividades

E comemorando e celebrando os 26 (vinte e seis) de sua Emancipação Politica e Administrativa, assim como os 114 (cento e quatorze) anos da conquista de seu território, o Executivo Municipal na pessoa de seu gestor maior Prefeito Isaac Piyãko realizou 04 (quatro) dias de inúmeras atividades voltadas ao bem estar, ao lazer e a confraternização dos munícipes locais e visitantes.

1º Dia de Festividade

II Encontrão da Juventude Thaumaturguense

Foi realizado no dia 02/11 na área do Centro Espirita Beneficente União do Vegetal contando com a presença do Prefeito Isaac Piyãko; que esteve presente ao evento do inicio ao fim, juntamente com o Vice - Prefeito Valdélio Furtado, primeira Dama e Secretária de Assistência Social Fátima Souza Cruz, Secretários: Cleonilton Santos (Planejamento e Finanças) Claudomir Farias (Governo), José Maria (Saúde), Eclínio Furtado (Educação), Moisés Moreira (Meio Ambiente e Turismo), João Ambrósio (Agricultura) e Coordenador de Cultura Ronney Oliveira.

Dezenas de jovens e adolescentes (mais de 200 credenciamentos) – dentre alunos do ensino fundamental e médio, desportistas, artistas e fazedores de cultura participaram ativamente do evento, opinando, criticando, dando possíveis soluções e ouvindo através debates calorosos sobre temas tais como: Gestão Municipal, Educação, Saúde, Assistência Social, Esporte, Cultura, Transparência e Meio Ambiente.

O grande evento foi encerrado às 16h30min após a realização de animadas, divertidas e empolgantes dinâmicas recreativas e interativas. Evento que contou também com um almoço (churrasco) servido a todos os presentes – jovens, adolescentes e autoridades.

2º Dia de Festividade

Torneio de Futebol Inter Escolar e Noite cultural

O segundo dia de atividades iniciou-se com a realização do Primeiro Torneio Inter Escolar do Município - evento esportivo realizado na área do Centro Espirita Beneficente União do Vegetal.

Participaram do grande evento um total de 08 (oito) escolas, sendo 03 (três) da sede (Maria Ferreira do Vale, Justiniano de Serpa e Elvira Ferreira Gomes) e 04 (cinco) da zona rural (Tancredo de Almeida Neves, Antônio Pedro Rodrigues, Joao Alves Bezerra, Praxedes Brandão e Marnízia Cruz) totalizando cerca de 26 (vinte e seis) equipes masculinas e feminina na faixa etária de idade de 13 (treze) e 17 (dezessete) anos.

A então competição esportiva foi prestigiada por cerca de mais de 1.000 (mil) pessoas, dentre crianças, adolescentes, jovens, estudantes, professores, diretores, autoridades.

As atividades do dia continuaram pela parte da noite, na Praça Municipal Odom do Vale, com inicio as 19h00min com a realização de uma Noite Cultural, com apresentações de dança, teatro e musica.

Das apresentações realizadas na ocasião estiveram: Exposição de trabalhos artesanais e culinários realizados pelo CRAS Dona Ida de Oliveira (ano de 2018); apresentação musical de Nena Natal e Sarnei (Interpretação da música Bela Thaumaturgo tocada e cantada); apresentação de Ordem Unida do Club de Desbravadores Pérolas da Igreja Adventista do 7º Dia; apresentação de Coreografia “Mistura Atual” do Grupo Jovens da Arte; recitação de Poesia “Minha Vida Nossa História”, de autoria de Francisco Chagas – membro do Grupo Jovens da Arte; apresentação de Teatro do Pastoral da Juventude “A Família do Rico e a Família do Pobre”; apresentação de Dança do Grupo ELEMENTRIX – “Eletro Ritmos”; desfiles representativos das três vencedoras do Concurso Miss Fest Feijão e apresentação do 2º Colocado da Fase Estadual do FEC – Freddy Lima com a participação do Cantor Edem Safadão.

3º Dia de Festividade