• Pref Marechal Thaumaturgo

UBS realizará atendimento a partir de segunda-feira,03/08, de covid-19 em Marechal Thaumaturgo

A partir da próxima segunda-feira, dia 03 de agosto, a unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) de Marechal Thaumaturgo será ponto de referência para casos de Covid-19. Isto porque, o posto de saúde Raimundo Gomes, atual referência em atendimento da doença, estar sobrecarregando os atendimentos no posto Naldir Mariano.

“Vem muita gente da zona rural e todas as referências ficam no Naldir Mariano e sobrecarrega os profissionais. Por isso, vamos resgatar a equipe de volta para o Raimundo Gomes para melhor atender a população”, explica o secretário de Saúde, José Maria, ao acrescentar que a unidade fluvial atenderá, exclusivamente, pacientes com suspeita de Coronavírus.


O secretário comemora a redução de casos positivos no município. Conforme o último boletim, da última quarta-feira, 29/07, somente uma pessoa testou positivo para o vírus da Covid-19; sendo que são 262 casos positivos no município. Boletim que traz ainda menor número de monitorado dos últimos três meses – 68 e pessoas, número que se mantinham sempre próximo ou acima de 80.


O secretário frisa ainda, que ao contrário de outros municípios do Juruá, que tem faltado testes constantemente, Marechal Thaumaturgo ainda não faltou: “A redução gradual dos casos positivos não é porque não estamos testando como acontece em alguns municípios do Juruá. Nós temos teste e na última segunda-feira chegou mais ainda, testes compro pela própria prefeitura, através de um planejamento feito lá no início das medidas de enfrentamento e prevenção”.


CUIDADOS DEVEM PERMANECER


Apesar da redução de casos positivos, não há motivos para relaxar nos cuidados de prevenção da doença. Segundo a Dra. Vanessa Miranda o momento pede cautela da população.


“As orientações são as mesmas que estamos falando desde o início da pandemia. As pessoas devem ficar em casa, evitar aglomerações, evitar receber visitas de pacientes suspeitos ou positivos, porque isso evita de contaminar as pessoas da sua própria família. Usar álcool em gel, máscaras, higienizar as mãos, higienizar as comprar. Assim que a pessoa chegar em casa, imediatamente tirar a roupa e lavar ou colocar no sol, e tomar um banho”.



Outra recomendação importante da médica é para as pessoas que tiveram contato com infectados. Ao sentir sintomas gripais, a pessoa precisa procurar a unidade de referência de Covid-19 para que inicie, o quanto antes, o tratamento. “Isso evita que aconteça complicações graves futuras nessas pessoas”.


Sobre o teste rápido, a médica afirma que apenas um profissional de saúde vai determinar se há necessidade de fazer o exame. A data do início dos sintomas também é essencial para que o exame seja o mais exato possível.



Por/Photos: Cleudon França – ASSECOM/PMMTH.

SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO (SIC)

Prefeitura de Marechal Thaumaturgo

CNPJ 84.306.463/0001-76

Rua V de Novembro, 115

Praça Odon Vale, CEP 69983-000

Marechal Thaumaturgo


E-mail:
 ouvidoria@marechalthaumaturgo.ac.gov.br

Fone: (68) 3325 - 1092

 

Segunda a Sexta: 7:00 as 13:00  

  • Facebook | Marechal Thaumaturgo
  • YouTube | Marechal Thaumaturgo
  • Webmail Corporativo

NAVEGAÇÃO

Município

- Hino e Símbolos
- Pontos Turísticos
- Galeria de ex-prefeito

Servidor Público

- Concursos
- Contracheque Online

Políticas (LGPD)

- Política de Privacidade

- Acessibilidade + Digital

Receber informações

Copyrigth Decorp. Todos os direitos reservados.