• Pref Marechal Thaumaturgo

Secretário de Agricultura apresenta método de construção de açudes manuais a vereadores de Jordão

O secretário municipal de agricultura, João Luciano da Costa, recebeu o presidente da Câmara Municipal de Jordão, Eudes Mendes e os vereadores Marcelo Mendonça e Guedes Oliveira, para apresentar a comitiva jordãoense, que vieram realizar uma visita técnica para conhecerem o processo de implantação e construção de açudes manuais, que o município thaumaturguense vem realizando nas comunidades.

Segundo o secretário, o açude manual, foi uma necessidade implementada pela gestão do prefeito Isaac Pyãko, visto da dificuldade que era e ainda é deslocar máquinas pesadas para algumas localidades, especialmente as mais isoladas. João Luciano disse aos parlamentares jordãoenses que construir um açude não é uma tarefa simples e trivial, pois é necessário levar em consideração o método de dimensionamento, avaliação do volume a ser escoado, cálculo de vazão no sangradouro, manutenção do açude e a sua ampliação ou reforma, com o passar do tempo.

"Hoje conseguimos contribuir para o meio ambiente e construir em parceria com as comunidades açudes manuais, sem o uso de máquinas pesadas e garantir renda as famílias thaumaturguenses. Ficamos felizes em apresentar o nosso modelo para a cidade vizinha para que eles possam beneficiar seus agricultores e produtores também" afirmou João Luciano.

Um dos locais visitados foi a fazenda "Vai-quem-quer" cujo proprietário é o agricultor e produtor Jê Hmberto, que atualmente escoa quase 1 tonelada de peixes anualmente, que também auxiliou na apresentação das técnicas e métodos de construção de açudes manuais aos parlamentares jordãoenses.


O secretário finalizou informando que desde que o prefeito Isaac Pyçako assumiu a gestão municipal, a secretaria de agricultura com o apoio do prefeito e secretaria de obras e comunidades, vem aperfeiçoando a construção dos açudes manuais.

Galeria de Fotos


0 comentário