...
 
  • Pref Marechal Thaumaturgo

Prefeitura de Marechal Thaumaturgo promove a Semana do Bebê



A Prefeitura de Marechal Thaumaturgo promove a Semana do Bebê. A iniciativa tem mo objetivo fortalecer os programas de proteção e de atenção básica à primeira infância – seis primeiros anos de vida da criança – no município e contribuir para as garantias dos direitos dos bebês e das gestantes, gerando informações e realizando ações que cooperem para segurança, saúde, alimentação, convívio social e familiar, educação e desenvolvimento da primeira infância.


De acordo com o governo municipal thaumaturguense através da secretaria de assistência social, o tema da atual edição da Semana do Bebê visa o desenvolvimento infantil, mas reforça a necessidade de fortalecer as competências familiares e municipais para garantir o cuidado integral e integrado à criança, ou seja, garantir atenção qualificada, buscando assegurar os direitos fundamentais à vida, saúde, educação, proteção, moradia com qualidade e em um ambiente que acolha também as suas necessidades de lazer, possibilitando o desenvolvimento pleno da criança.


Os profissionais presentes ressaltaram as mamães que os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social.


A Semana do Bebê envolve as secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Educação e teve uma programação diversificada, com foco em ações educativas sobre os cuidados essenciais durante os primeiros anos de vida e a importância da família para o desenvolvimento infantil.


Dentre estes critérios, destaca-se a realização de todas as etapas do pré-natal, dos exames de rotina recomendados pelo Ministério da Saúde, cadernetas de vacinação da mãe e do bebê em dia, aleitamento materno exclusivo desde a primeira hora de vida, além do Teste da Linguinha e cuidados com a saúde bucal infantil.


O prefeito valdélio Furtado acompanhou de perto as ações ao lado da equipe municipal e no encerramento, teve entrega de Kits de Enxovais para as gestantes.


Galeria de Fotos


0 comentário