As famílias afetadas pelo desmoronamento de terras em Marechal Thaumaturgo serão contempladas com um novo local para reconstruírem suas casas. A articulação foi feita pelo prefeito Isaac Piyãko junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que já garantiu uma área de 10 hectares.
O prefeito fez questão de destacar a importância dessa ajuda, além de pedir a união de toda a população nesse momento. “Essa é uma vitória de toda nossa população, agora essas famílias terão condições de reconstruir suas casas em uma área segura. A prefeitura estará juntamente com a defesa civil, com a assistência social, vereadores e toda a comunidade, dando total apoio para que essa situação seja resolvida em definitivo”, disse o prefeito
O prefeito também tem buscado ampliar o perímetro do urbano do município. “Estamos aguardando o processo de realocação e o de reconstrução, junto à Presidência da República, para que nos ajudem. Tenho me empenhado ao máximo para adquirir essa ajuda, tenho ido aos gabinetes de nossos parlamentares, e estou pessoalmente acompanhando e cobrando para que seja tudo resolvido o mais rápido possível”, salientou o prefeito.
Segundo o diretor do Incra, no Vale do Juruá, Antônio Hermenegildo, a instituição é parceira da gestão nesse momento. “Estamos auxiliando nesse processo de demarcação das terras, agora, destinadas as famílias afetadas pelo desmoronamento”, frisou.
ENTENDA O CASO
As chuvas que atingiram a cidade de Marechal Thaumaturgo, no interior do Acre, causou um deslizamento de terra no bairro da Baixada, atingindo ao menos 70 casas.
O prefeito Isaac Piyãko decretou situação de emergência. A portaria de reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União no dia 11 de março.
Das famílias removidas do bairro atingido pelo deslizamento, algumas foram levadas para abrigos instalados em escolas públicas, outras estão no Aluguel Social e as demais preferiram ir para casas de parentes.
EMPENHO DO PREFEITO
Isaac Piyãko, prefeito da cidade, esteve à frente da articulação junto aos órgãos do governo federal, além de prestar a devida assistência às famílias desabrigada.
Comentários