• Pref Marechal Thaumaturgo

Prefeito Valdélio Furtado participa da XXIII Marcha de Prefeitos na capital federal

Chefe do Executivo Municipal participa de encontros e cobra soluções para problemas do município durante a XXIII Marcha de Prefeitos em Brasília-DF


O prefeito de Marechal Thaumaturgo, Valdélio Furtado, está em Brasília-DF em defesa do município. O evento iniciou-se na última segunda-feira (25/04) e segue até a próxima quinta (28/04).



Valdélio participou da cerimônia de abertura com palestras do presidente Jair Bolsonaro, presidente do Senado Arthur Lira e presidente da Câmara Federal, Rodrigo Pacheco. Ainda nesta tarde, se reuniu com a bancada acreana de senadores e deputados federais, para agilizar recursos de emendas para beneficiar o povo thaumaturguense.


Segundo o prefeito esta é a primeira marcha que participa como prefeito do município e está atento a toda a programação da XXIII Marcha de Prefeitos em Defesa dos Municípios. O evento ocorre anualmente e reúne prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários para debaterem as políticas públicas que impactam a vida da população. Os gestores municipais também apresentam sua pauta prioritária aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Além disso, o evento também contou com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro.


O tema da 23º edição é “Município: o caminho para um Brasil melhor” onde até a próxima quinta-feira serão debatidos temas como saúde pós-crise sanitária da Covid-19, mobilidade, assistência social e política agrícola nacional, reforma tributária, reforma previdenciária municipal, lei de improbidade e licitações e o Marco Regulatório do Saneamento.



O prefeito esteve no estande do Governo Federal montado no local, com representantes de ministérios e secretarias nacionais específicas para a pauta municipalista, coordenada pela Secretaria de Governo da Presidência da República. Ao longo do evento, a Secretaria apresenta aos participantes a plataforma Escola Federativa que reúne cursos gratuitos de aprimoramento e capacitação destinados a servidores públicos e agentes políticos dos municípios brasileiros. "Achei bacana e importante a iniciativa do governo federal e tivemos acesso a muitas informações que nos ajudaram a formatar projetos, melhorar nossos processos, inovar a cidade e qualificar o servidores" disse o prefeito. A Escola Federativa disponibiliza conteúdos educacionais de instituições parceiras para ajudar o gestor cadastrado a planejar, formular e implementar políticas públicas.


Capacitação em Defesa Civil


O prefeito também destacou por whatsapp, que durante a Marcha os gestores municipais estão sendo orientados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) a visualizar o material informativo sobre proteção e defesa civil para acesso as orientações sobre o funcionamento do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), plataforma digital utilizada para elaborar planos de contingência, registrar desastres ocorridos, solicitar o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública e solicitar recursos federais. "Uma forma rápida de obter ajuda e recursos do governo federal em caso de alagação nos municípios" frisou o prefeito.


O prefeito até quinta-feira, visitará estandes, trocará experiências com outros prefeitos do acre e de outras localidades do Brasil, e também visitará estandes de empresas de tecnologia, inovação e sistemas, buscando a modernização da gestão municipal e o desenvolvimento econômico da cidade.


Galeria de Fotos


0 comentário